sábado, 10 de fevereiro de 2018

PÓS-LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

EXERCÍCIO 1
Questão 1
A meta 1 do Plano Nacional de Educação é universalizar, até ______________, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos.
Escolha uma:
a. 2015
b. 2017
c. 2020
d. 2016
Questão 2
O _____________se mostra como a principal ferramenta de acompanhamento e observação do rendimento e evolução dos alunos da Educação Infantil.
Escolha uma:
a. recreio.
b. cálculo.
c. registro diário.
d. diário de classe.
Questão 3
Hoje, sabe-se da importância dos profissionais de educação e das escolas conhecerem as 20 metas do ____________para reconhecer a sua importância e focar seu trabalho frente a esses objetivos.
Escolha uma:
a. ajuste nos impostos.
b. professor público.
c. Plano Nacional de Educação.
d. currículo escolar.
Questão 4
O princípio da construção de um regimento escolar na escola pública que facilite a efetivação de uma educação de qualidade, gratuita e para todos:
Escolha uma:
a. é a diretriz curricular.
b. é a democracia.
c. são as reuniões pedagógicas.
d. é o planejamento.
Questão 5
O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. De acordo com a Lei, é caracterizada na condição de criança a pessoa de idade até_________ anos incompletos e adolescente a que estiver entre_________e___________ anos de idade, determinando que ambos devem usufruir de todos os direitos fundamentais à pessoa humana.Preencha as lacunas com as palavras que completam a afirmação.
Escolha uma:
a. 12, 12, 18.
b. 6, 6, 12.
c. 10, 10, 21.
d. 5, 5, 16.
Questão 6

De acordo com a LDB, é prioridade da Educação Profissional e Tecnológica
Escolha uma:
a. atender aos educandos com necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino.
b. atender aos estudantes em tempos e espaços diversos.
c. atender as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade apropriada.
d.
preparar os estudantes para exercer atividades produtivas, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos tecnológicos e científicos.
.
Questão 7
A meta 14 busca elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 000 (sessenta mil) mestres e 25 000 (vinte e cinco mil) _______________________ .
Escolha uma:
a. doutores.
b. auxiliares.
c. docentes.
d. professores.
Questão 8
Para o processo avaliativo da Educação Infantil, a avalição precisa deixar de ser meramente____________ .
Escolha uma:
a. coordenada.
b. reflexiva.
c. classificatória.
d. sistemática.
Questão 9

Na perspectiva do aluno de Ensino Fundamental, a avaliação deve ser um instrumento de _______________, com isso deve ser a construção de metas para alcançar o que ainda precisa aprender.
Escolha uma:
a. conscientização de suas conquistas e dificuldades.
b. recreação diária.
c. medo e repressão.
d. autoestima.
Questão 10
O Regimento Escolar deve surgir da reflexão que a escola tem sobre ela mesma, e ao mesmo tempo precisa estar de acordo com__________ e a ordem que é aplicada no País, Estado e município.
Escolha uma:
a. o projeto pedagógico.
b. as diretrizes curriculares.
c. as reuniões pedagógicas.
d. a legislação.

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O papel da educação no mundo contemporâneo coloca para a escola um horizonte mais____________ e ____________________.
Escolha uma:
a. concreto, estático.
b. amplo, diversificado.
c. planejado, não maleável.
d. restrito, inacabado.
Questão 2
Sabe-se que o início da infância é marcado por um momento de extrema importância para o desenvolvimento_______________,____________ , _____________e ___________.
Escolha uma:
a. social, humano, matemático, linguístico.
b. humano, matemático, físico, intelectual.
c. físico, cognitivo, emocional, afetivo.
d. matemático, intelectual, social, humano.
Questão 3

Marque a alternativa que completa corretamente a frase a seguir. A relação entre a ________ e a ________em cada disciplina do currículo é considerada de extrema relevância.
Escolha uma:
a. atividade, teoria.
b. teoria, prática.
c. atividade, memorização.
d. memorização, prática.
Questão 4
Para as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica é realizada em qual faixa etária?
Escolha uma:
a. 1 a 6 anos.
b. 0 a 5 anos.
c. 0 a 6 anos.
d. 1 a 3 anos.
Questão 5

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixo norteador as__________ e ____________.
Escolha uma:
a. aulas, famílias.
b. interações, brincadeiras.
c. atividades físicas, exercícios.
d. aulas, professores.
Questão 6

Considera-se disciplinas de base nacional comum
Escolha uma:
a. as que devem ser ensinadas igualmente em todo o país.
b. somente as exatas.
c. as que tratam de cacterísticas regionais.
d. apenas as de Português e Matemática.
Questão 7

No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) alguns artigos são destinados à educação. Para melhor localização e pesquisa, sabe-se que esses artigos são
Escolha uma:
a. do 50 ao 60.
b. do 10 ao 15.
c. do 36 ao 41.
d. do 53 ao 59.
Questão 8
A meta 20 visa ampliar___________ na educação pública.
Escolha uma:
a. o investimento público.
b. o número de professores.
c. o número de alunos.
d. as didáticas de ensino.
Questão 9
______________devem ser feitas constantemente, pois é nesse momento que os professores verificam se os conteúdos são fundamentais para o aprendizado.
Escolha uma:
a. Construções individuais.
b. Escritas específicas.
c. Avaliações gerais.
d. Marcações gerais.
Questão 10
"A educação,______________ de todos e ____________________ do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício__________________ e sua qualificação para_______________ ."Preencha as lacunas com as palavras que completam corretamente a afirmação referente à educação na Constituição Federal.
Escolha uma:
a. cidadania, direito, do dever, o trabalho.
b. direito, dever, da cidadania, o trabalho.
c. dever, direito, do trabalho, a cidadania.

d. trabalho, dever, do direito, a cidadania.


Sem comentários:

Enviar um comentário