sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Avaliação final Mídia, Tecnologia e Aprendizagem


Questão 1
Texto da questão
Sabe-se que as mídias atuam como elemento de coesão entre o tempo de trabalho e não-trabalho, mantendo o sujeito numa dinâmica de continuidade na sua vida estandardizada, relacionando-se a partir de uma dinâmica de espetacularização. A partir disso o que ocorre?
A resposta correta é: A partir disso o tédio da vida cotidiana é ilusoriamente rompido pelo glamour proporcionado pelo conteúdo das mídias..
Questão 2
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológico, o processo de produção de imagens foi se ampliando e diversificando. Costa (2005) organiza as imagens em duas categorias distintas Marque V para verdadeiro e F para falso sobre imagens tradicionais e as imagens técnicas:
( ) São “ imagens produzidas a partir do uso de técnicas manuais ou gestuais e instrumentos que apenas facilitam ou potencializam a expressão do autor” ( p. 28)
( ) “ As imagens que resultam do uso predominante da linguagem que se destinam á percepção visual do observador”
( ) São “ Uso de equipamentos que interferem de forma significativa no seu processo de produção”(p. 29)
( ) As imagens são organizadas e processadas
( ) As imagens são processadas em nossa mente que representam os elementos mais importantes que possuímos em nossa relação com os outros.
A resposta correta é: V, F, V, F, F..
Questão 3
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológico, o processo de imagens foi se ampliando e diversificando. Assim, têm-se como categorias de imagem: imagem/visão, imagem/pensamento e imagem/texto. Em relação à imagem/texto é correto afirmar:
I – A imagem/texto relaciona-se ao uso do olhar e ao desenvolvimento da competência do ver com a prática da observação.
II – A imagem/texto refere-se aos estímulos visuais que são organizados para que o observador identifique ou reconheça aquilo que vê.
III – A imagem/texto diz respeito às imagens processadas em nossa mente, que representam os elementos mais importantes que possuímos em nossa relação com os outros e com o mundo à nossa volta.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Apenas a alternativa III é verdadeira..
Questão 4
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológico, o processo de imagens foi se ampliando e diversificando. Assim, têm-se como categorias de imagem: imagem/visão, imagem/pensamento e imagem/texto. Em relação à imagem/pensamento é correto afirmar:
I – A imagem/pensamento relaciona-se ao uso do olhar e ao desenvolvimento da competência do ver com a prática da observação.
II – A imagem/pensamento refere-se aos estímulos visuais que são organizados para que o observador identifique ou reconheça aquilo que vê.
III – A imagem/pensamento diz respeito as imagens processadas em nossa mente, que representam os elementos mais importantes que possuímos em nossa relação com os outros e com o mundo à nossa volta.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Apenas a alternativa II é verdadeira..
Questão 5
Texto da questão
O sistema mídia interfere também no processo social como um todo pois atua intensamente nas relações sociais. Com relação a mídia, tecnologia e aprendizagem assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas.
( ) A mídia utilizava, predominantemente, a imagem como recurso para a construção de seus discursos.
( ) A mídia no campo da educação é uma das abordagens educacionais para o fenômeno social é conhecido como tecnologia-educação.
( ) A mídia apresenta uma análise do desenvolvimento da sociedade denunciando a espetacularização.
( ) A mídia pretende trazer alguns elementos para pensar os usos e as implicações do ponto de vista social e psíquico da relação da mídia com a educação.
A sequência correta é:
A resposta correta é: V, F, V, V..
Questão 6
Texto da questão
A linguagem visual, por ser considerada pouco precisa, faz com a escola não utilize como base para a aprendizagem das imagens e sua leitura em atividades pedagógicas. O que exige na educação, a utilização da linguagem visual?
A resposta correta é: Exige planejamento e aprendizado, e uma leitura critica das mesmas justamente pelo caráter emotivo, ambíguo e afetivo..
Questão 7
Texto da questão
A primeira forma de linguagem, a oral, permitiu, em primeiro lugar, que os sujeitos se diferenciassem da natureza e aprendessem o mundo como algo exterior a eles. Permitiu ainda:
A resposta correta é: Criar todos os outros meios de comunicação e formas de linguagem..
Questão 8
Texto da questão
O consumo de televisão em curto prazo pode trazer os seguintes efeitos do ponto de vista psíquico e cognitivo: acionar os mecanismos projetivos e acionar os mecanismos de identificação. Como é conhecida a identificação?

A resposta correta é: É conhecida como o ato através do qual o sujeito tende a identificar-se com algo que lhe é externo..
Questão 9
Texto da questão
Com mais de 50 anos de existência a televisão encontra-se no centro de muitos grupos, esse fenômeno de ampliação e massificação do ponto de vista comunicacional. Com a nova geração vive sob égide de uma ecologia comunicacional, alterando profundamente práticas e hábitos relacionais sob novos formatos de aprendizagem. Marque alternativa correta sobre esse novo formato de aprendizagem:
A resposta correta é: Internet..
Questão 10
Texto da questão
Costa (2005), organiza as imagens em duas categorias distintas: imagens tradicionais e imagens técnicas. Como são realizadas as imagens técnicas?
A resposta correta é: São realizadas com o uso de equipamentos que interferem de forma significativa no seu processo de produção..
Questão 1
Texto da questão
Na mídia terciaria, os dois lados do processo comunicativo necessitam de um aparato técnico codificador e decodificador da mensagem. Qual foi a consequência mais imediata com o surgimento da mídia terciária?
A resposta correta é: A aceleração do tempo e das sincronizações sociais..
Questão 2
Texto da questão
No Brasil , a figura de maior destaque no desenvolvimento da tecnologia do radio é o padre-cientista Landell de Moura. Sobre o rádio assinale as afirmativas corretas:
I - No Brasil, o rádio também foi utilizado com propósitos políticos, com mais intensidade durante o governo de Getúlio Vargas.
II - O rádio encontrou sua própria linguagem e conquistou seu público, funcionando em complementaridade em relação às demais mídias.
III - O rádio explora certos potenciais humanos (a voz e a audição).
IV- No Brasil, é possível afirmar que é forte a penetração do rádio nos espaços urbanos.
V- A criação do rádio coincide com as mudanças na economia e na política no final dos anos 50 do século XX.
A resposta correta é: Apenas I, II e III estão corretas..
Questão 3
Texto da questão
As características assumidas pela imagem e o modo de aprender o conteúdo, permite o entendimento de que lida-se com dois níveis em torno do conteúdo de uma imagem/mensagem: a denotação e a conotação. A que refere-se o nível denotativo?
A resposta correta é: Refere-se à enumeração e descrição dos objetos num determinado contexto..
Questão 4
Texto da questão
A proliferação das novas tecnologias e a enorme quantidade de informações que a internet oferece às pessoas coloca em xeque a necessidade de repensar alguns papéis da educação. O conceito mais difundido e importante é o de Hipertexto. O que é um hipertexto?
A resposta correta é: É um documento digital composto por diferentes blocos de informações interconectadas..
Questão 5
Texto da questão
Segundo Huyghe, o que conhecemos hoje é resultado do desenvolvimento de um sistema de linguagem, desde os tempos mais remotos da vida humana. Quais são as três mídias que possuem atualmente maior impacto na sociedade?
A resposta correta é: O rádio, a televisão e a mídia digital..
Questão 6
Texto da questão
A fotografia assume funções distintas, alcançando, uma categorização que tem como base a intenção com o que foi produzido, e também, a partir de quais elementos. Sobre a fotografia assinale alternativa incorreta:
A resposta correta é: A fotografia estrutura os atos comunicativos, criando uma rede comunicativa espessa e ampla..
Questão 7
Texto da questão
Os signos foram construídos socialmente e os significados são criados na relação que o sujeito estabelece com o objeto. Sobre o conceito de signo é correto afirmar:
A resposta correta é: Signo é a relação entre o conceito, significado e a imagem acústica (significante)..
Questão 8
Texto da questão
Para Umberto Eco (1993), a conotação é a soma de todas as unidades culturais que o significante pode evocar institucionalmente na mente do destinatário. A que refere- se o nível conotativo?
A resposta correta é: Refere-se a analise das mensagens ocultas numa imagem e na forma como a informação aparece escondida ou reforçada..
Questão 9
Texto da questão
No Brasil, o rádio também foi utilizado com propósitos políticos, e essa mídia tem também o ponto interessante que é a sua forma de consumo. Diante disso, qual aspecto que facilitou o rádio ter se tornado uma mídia atrativa, do ponto de vista do produtor:
A resposta correta é: O seu dinamismo e flexibilidade permitem que os conteúdos possam ser alterados, atualizados e produzidos com grande facilidade e com baixo custo..
Questão 10
Texto da questão
Diariamente, somos “bombardeados” por uma enorme quantidade de informações escritas, sonoras e visuais. Em função dessa diversidade, existe um enorme esforço para compreender as implicações dos vários modelos, formas e tipos de mídia, sobre nossa percepção do mundo e sobre o que aprendemos com elas. Esse esforço que a mídia e seus conteúdos fossem classificados:
A resposta correta é: Mídia primária, mídia secundária e mídia terciaria..
Questão 1
Texto da questão
Barthes (1984) coloca que na ____________________, de um ponto de vista fenomenológico, o poder de autenticação, sobrepõe-se ao poder de representação. Complete a lacuna:
A resposta correta é: Fotografia..
Questão 2
Texto da questão
Segundo Costa (2005), ao se falar em imagens deve-se identificar o processo ou o estágio do processo cognitivo ao qual se refere, ou seja:
A resposta correta é: Podemos tratar de uma imagem advinda de uma percepção sensorial da realidade, de imagens internas elaboradas no mundo ou de expressões de nossa subjetividade..
Questão 3
Texto da questão
A utilização da linguagem visual na educação exige planejamento e aprendizado e, principalmente, uma leitura crítica das mesmas justamente pelo caráter emotivo, ambíguo e afetivo. O que relaciona- se a imagem /visão?
A resposta correta é: Relaciona-se ao uso do olhar e ao desenvolvimento da competência do ver com a prática da observação..
Questão 4
Texto da questão
A mídia utiliza, predominantemente a imagem como um recurso para a construção de seus discursos. No campo da educação uma das abordagens educacionais para esse fenômeno social é bem conhecida que são as mídias em educação. Segundo Harry Pross (apud BAITELLO JUNIOR, 2000) as mídias são dividas em conceitos como mídias primarias, secundárias e terciárias. De acordo com essa afirmativa marque a alternativa que corresponde corretamente com as características de mídia secundária.
A resposta correta é: É necessário um suporte extracorpóreo somente para produzir a mensagem, mas não para recebê-la , ou seja a produção e emissão necessitam de suporte..
Questão 5
Texto da questão
Sabe-se que diversas são as estratégias que podem ser utilizadas para que resultados de qualidade efetivem-se em relação aos recursos tecnológicos. No que se refere aos elementos técnicos do audiovisual, além dos fotográficos, ainda podem ser utilizados quais outros recursos?
A resposta correta é: Recursos de iluminação, os cenários e a trilha sonora..
Questão 6
Texto da questão
Segundo Uhlmann (2002, p.06). “A realidade fragmentada, retrata por_____________ sem tempo, levam as pessoas a _______________ inadequadas tais como a ____________ a tempos passados ou ¬-________________ em mundos de fantasias, enfim a viverem em um mundo sem o agora, sem o real, somente virtual e imagético”.
A resposta correta é: Imagens/ Reações/ Regressão/ Digressões..
Questão 7
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológicas, o processo de produção de imagens foi se ampliando e diversificando. Assinale a alternativa que corresponde corretamente o que são as imagens tradicionais?
A resposta correta é: São imagens produzidas a partir do uso de técnicas manuais ou gestuais e instrumentos que apenas facilitam ou potencializam a expressão do autor..
Questão 8
Texto da questão
Para que a leitura seja feita, no caso de imagens, passa-se por três níveis de atenção. Quais são estes níveis?
A resposta correta é: Instintivo, descritivo e simbólico..
Questão 9
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológico, o processo de produção de imagens foi se ampliando e diversificando. Segundo Costa (2005) organiza as imagens em categorias. Marque V para verdadeiro e F para falso nos aspectos que correspondem às imagens técnicas.
( ) Uso de equipamentos.
( ) Fotografia, cinema, vídeo, computadores.
( ) Uso técnicas manuais ou gestuais.
( )Música com o uso de tecnologias avançadas de produção e reprodução de sons.
A resposta correta é: V, V, F, V..
Questão 10
Texto da questão
A mídia utiliza predominantemente a imagem como um recurso para a construção de seus discursos. No campo da educação uma das abordagens educacionais para esse fenômeno social é bem conhecida. De acordo com essa afirmativa marque a alternativa que corresponde a essa característica:
A resposta correta é: Mídia-educação..
Questão 1
Texto da questão
Considerando a relação da mídia com a Educação, como a mídia se propõe a atuar e como deverá ser a sua abordagem:

A resposta correta é: A mídia-educação se propõe a atuar na produção de arte com a criação/autoria, o que atua diretamente sobre a autoestima dos alunos, mas também cria um novo modo de percepção estética do real..
Questão 2
Texto da questão
Segundo Costa (2005) as imagens além de despertar um movimento intrapsíquico profundo, tem grande importância na cultura humana. Para o autor, as imagens:
A resposta correta é: Que obtemos da nossa relação com o mundo podem ser armazenadas, constituindo nossa memória, podem ser analisadas pela nossa reflexão e podem se transformar numa bagagem de conhecimentos experiência e afetividade..
Questão 3
Texto da questão
Com o aparecimento da escrita e com a revolução cultural, social e cognitiva, surgiu o que Pross (2000) denominou de mídia secundaria. Qual é a diferença entre a mídia primária e a mídia secundária?
As respostas corretas são: A grande diferença das mídias primaria e secundaria é que a mídia secundária necessita de um suporte externo ao sujeito para transportar e manter a mensagem., A grande diferença das mídias primaria e secundaria é que a mídia secundária necessita de um suporte interno do sujeito para impor seu discurso.
Questão 4
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológico, o processo de produção de imagens foi se ampliando e diversificando. Costa (2005) organiza as imagens em duas categorias distintas:
(1)Imagens Tradicionais.
(2)Imagens Técnicas.
Relacione:
( )São as imagens produzidas a partir do uso de técnicas manuais.
( )São as imagens produzidas a partir do uso de técnicas gestuais.
( )São realizadas com o uso de equipamentos que interferem de forma significativa no seu processo de produção.
( )Instrumentos que apenas facilitam e potencializam a expressão do autor.
A sequência correta é:
A resposta correta é: 1, 1, 2, 1..
Questão 5
Texto da questão
Em relação às categorias de imagem: imagem/visão, imagem/texto e imagem/pensamento, é correto afirmar:
I – A imagem/visão relaciona-se ao uso do olhar e ao desenvolvimento da competência do ver com a prática da observação.
II – A imagem/pensamento refere-se aos estímulos visuais que são organizados para que o observador identifique ou reconheça aquilo que vê.
III – A imagem/texto diz respeito às imagens processadas em nossa mente, que representam os elementos mais importantes que possuímos em nossa relação com os outros e com o mundo à nossa volta.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 6
Texto da questão
A capacidade de incorporar conteúdos de vários formatos, torna a internet a mais poderosa mídia de comunicação já desenvolvida pela humanidade. Que nome se atribui ao termo que pode definir a conjugação de textos, sons, imagens e movimentos?
A resposta correta é: Multimídia..
Questão 7
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológico, o processo de produção de imagens foi se ampliando e diversificando. Assim sendo, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna, e escolha a sequência correta de suas respostas:
(1)Imagens tradicionais.
(2)Imagens técnicas.
(3)Imagem/visão.
(4)Imagem/pensamento.
(5)Imagem/texto.
(__) Uma imagem advinda de uma percepção sensorial.
(__) Imagens de expressões de nossa subjetividade.
(__) Imagens internas elaboradas do mundo.
(__) Imagens que são realizadas com o uso de equipamentos.
(__) Imagens produzidas a partir do uso de técnicas manuais ou gestuais.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: 3, 5, 4, 2, 1..
Questão 8
Texto da questão
Para que a comunicação se efetive é necessário que existam dois sujeitos: um que elabora, que cria a mensagem e outro que a decodifica, que a interpreta. Quando essa comunicação acontece diretamente entre dois sujeitos, dizemos que a comunicação é:
A resposta correta é: Direta..
Questão 9
Texto da questão
Em relação a mídia e tecnologia, relacione os conceitos de mídias.
(1) Mídia primária.
(2) Mídia secundária.
(3) Mídias terciárias.
( ) É o próprio corpo, engloba todos os recursos que dispomos pra produzir mensagens pra estabelecermos uma relação com o outro.
( ) É necessário um suporte extracorpóreo somente para produzir a mensagem, mas não para recebê-la, ou seja, a produção e emissão necessitam de suporte.
( ) A teoria das mídias incorpora as contribuições dos estudos dos códigos hipolinguais ( biológicos), linguais (Sociais) e hiperlinguais ( universo dos símbolos). Nessa dimensão os aspectos culturais são os elementos centrais no processo comunicativo, pois o que está em relevo são os hábitos culturais.
( ) Os dois lados do processo comunicativo necessitam de um aparato técnico codificador e decodificador da mensagem.
( ) A consequência mais imediata com o surgimento da mídia terciária - a aceleração do tempo e das sincronizações sociais. Assinale a sequencia correta:
A resposta correta é: 1, 2, 1, 3, 3..
Questão 10
Texto da questão
Sabe-se que a forma e o conteúdo que é veiculado pela televisão encontram-se intimamente ligados, o seu grande poder está na forma de recepção que, segundo adorno (1971):
A resposta correta é: Impede o controle sobre o seu eu consciente..
Parte superior do formulário
A mídia utiliza, predominantemente a imagem como um recurso para a construção de seus discursos. No campo da educação uma das abordagens educacionais para esse fenômeno social é bem conhecida como mídia-educação. As mídias nesse sentido atuam como um grande elemento. Marque a alternativa que corresponde a esse elemento:
A resposta correta é: Elemento de coesão..
Questão 2
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológico, o processo de produção de imagens foi se ampliando e diversificando. Segundo Costa (2005) organiza as imagens em categorias. Marque V para verdadeiro e F para falso nos aspectos que correspondem às imagens técnicas.
( ) Uso de equipamentos.
( ) Fotografia, cinema, vídeo, computadores.
( ) Uso técnicas manuais ou gestuais.
( )Música com o uso de tecnologias avançadas de produção e reprodução de sons.
A resposta correta é: V, V, F, V..
Questão 3
Texto da questão
Considerando a relação da mídia com a Educação, como a mídia se propõe a atuar e como deverá ser a sua abordagem:
A resposta correta é: A mídia-educação se propõe a atuar na produção de arte com a criação/autoria, o que atua diretamente sobre a autoestima dos alunos, mas também cria um novo modo de percepção estética do real..
Questão 4
Texto da questão
A mídia utiliza, predominantemente a imagem como um recurso para a construção de seus discursos. No campo da educação uma das abordagens educacionais para esse fenômeno social é bem conhecida que são as mídias em educação.Segundo Harry Pross (apud BAITELLO JUNIOR, 2000) as mídias são dividas em conceitos como mídias primarias, secundárias e terciárias. De acordo com essa afirmativa marque a alternativa que corresponde corretamente com as características de mídia terciária.

A resposta correta é: Todos os corpos envolvidos no processo comunicativo precisam de ferramentas..
Questão 5
Texto da questão
Sabendo que a proliferação das novas tecnologias e a enorme quantidade de informações que a internet oferece ás pessoas coloca em xeque a necessidade de repensar alguns papéis na Educação. Sendo assim, dominar os códigos da rede eletrônica é tão importante como tem sido até agora saber ler e escrever. Como chama-se esse fenômeno?
A resposta correta é: Alfabetização digital..
Questão 6
Texto da questão
Sabe-se que com mais de 50 anos de existência, a televisão encontra-se no centro de muitos grupos de pesquisadores em todo mundo. Esse fenômeno só pode ser considerado com a internet, que em menos de 20 anos avanços para todos os cantos do planeta alterando profundamente praticas e hábitos relacionais. Como vive a nova geração a partir destas tecnologias?
A resposta correta é: A nova geração vive sob a égide de uma nova ecologia comunicacional, sob novos formatos de aprendizagem. Isso porque, diferentemente das gerações anteriores, o acesso a informação é ilimitado..
Questão 7
Texto da questão
Barthes (1984) coloca que na ____________________, de um ponto de vista fenomenológico, o poder de autenticação, sobrepõe-se ao poder de representação. Complete a lacuna:
A resposta correta é: Fotografia..
Questão 8
Texto da questão
Em relação a mídia e tecnologia, relacione os conceitos de mídias.
(1) Mídia primária.
(2) Mídia secundária.
(3) Mídias terciárias.
( ) É o próprio corpo, engloba todos os recursos que dispomos pra produzir mensagens pra estabelecermos uma relação com o outro.
( ) É necessário um suporte extracorpóreo somente para produzir a mensagem, mas não para recebê-la, ou seja, a produção e emissão necessitam de suporte.
( ) A teoria das mídias incorpora as contribuições dos estudos dos códigos hipolinguais ( biológicos), linguais (Sociais) e hiperlinguais ( universo dos símbolos). Nessa dimensão os aspectos culturais são os elementos centrais no processo comunicativo, pois o que está em relevo são os hábitos culturais.
( ) Os dois lados do processo comunicativo necessitam de um aparato técnico codificador e decodificador da mensagem.
( ) A consequência mais imediata com o surgimento da mídia terciária - a aceleração do tempo e das sincronizações sociais. Assinale a sequencia correta:
A resposta correta é: 1, 2, 1, 3, 3..
Questão 9
Texto da questão
Com o desenvolvimento tecnológicas, o processo de produção de imagens foi se ampliando e diversificando. Assinale a alternativa que corresponde corretamente o que são as imagens tradicionais?
A resposta correta é: São imagens produzidas a partir do uso de técnicas manuais ou gestuais e instrumentos que apenas facilitam ou potencializam a expressão do autor..
Questão 10
Texto da questão
A mídia utiliza, predominantemente a imagem como um recurso para a construção de seus discursos. No campo da educação uma das abordagens educacionais para esse fenômeno social é bem conhecida que são as mídias em educação.Segundo Harry Pross (apud BAITELLO JUNIOR, 2000) as mídias são dividas em conceitos como mídias primarias, secundárias e terciárias. De acordo com essa afirmativa marque a alternativa que corresponde corretamente com as características de mídia primária.
A resposta correta é: É o próprio corpo, engloba todos os recursos que dispomos para produzir mensagens para estabelecermos uma relação com o outro..
Parte inferior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Na sociedade atual, as imagens nos cercam a todo o momento. Essas imagens, mesmo que involuntariamente, despertam emoção, gerando diferentes reações. Diante dessa realidade, conforme Costa (2005) torna-se urgente a retomada da leitura das imagens na escola. Porém, o que não pode deixar de se enfatizar?
A resposta correta é: Não pode-se deixar de enfatizar que a utilização da linguagem visual na educação exige planejamento e aprendizado..
Questão 2
Texto da questão
Ao falarmos de imagens devemos identificar o processo ou estágio do processo cognitivo ao qual nos referimos, ou seja, podemos tratar de uma imagem advinda de uma percepção sensorial da realidade. Diante desse contexto podemos destacar as imagens em categorias distintas. Acerca da categoria imagem/pensamento marque a alternativa correta que corresponde às características da mesma.
A resposta correta é: Refere-se aos estímulos visuais que são organizados para que o observador identifique ou reconheça aquilo que vê, ou seja, as imagens são organizadas e processadas..
Questão 3
Texto da questão
Para que a comunicação se efetive é necessário que existam dois sujeitos: um que elabora, que cria a mensagem e outro que a decodifica, que a interpreta. Quando essa comunicação acontece diretamente entre dois sujeitos, dizemos que a comunicação é:
A resposta correta é: Direta..
Questão 4
Texto da questão
Várias técnicas foram desenvolvidas ao longo da história humana, permitindo que os indivíduos expressem sua subjetividade, utilizando-se de desenhos, pinturas e esculturas. Por meio disso o que pode-se compartilhar?

A resposta correta é: Por meio disso, compartilha-se com os outros suas emoções e sentimentos, despertados pela relação de si próprio com o mundo e com os outros..
Questão 5
Texto da questão
Costa (2005), sugere aos educadores alguns trabalhos pedagógicos a partir das capacidades que ajudam a desenvolver. Para esta autora, a categoria imagem/visão, relaciona-se a:
A resposta correta é: Relaciona-se ao uso do olhar e ao desenvolvimento da competência do ver com a prática da observação..
Questão 6
Texto da questão
Segundo Uhlmann (2002, p.06). “A realidade fragmentada, retrata por_____________ sem tempo, levam as pessoas a _______________ inadequadas tais como a ____________ a tempos passados ou ¬-________________ em mundos de fantasias, enfim a viverem em um mundo sem o agora, sem o real, somente virtual e imagético”.
A resposta correta é: Imagens/ Reações/ Regressão/ Digressões..
Questão 7
Texto da questão
A mídia utiliza, predominantemente a imagem como um recurso para a construção de seus discursos. No campo da educação uma das abordagens educacionais para esse fenômeno social é bem conhecida que são as mídias em educação. Segundo Harry Pross (apud BAITELLO JUNIOR, 2000) as mídias são dividas em conceitos como mídias primarias, secundárias e terciárias. De acordo com essa afirmativa marque a alternativa que corresponde corretamente com as características de mídia secundária.
A resposta correta é: É necessário um suporte extracorpóreo somente para produzir a mensagem, mas não para recebê-la , ou seja a produção e emissão necessitam de suporte..
Questão 8
Texto da questão
Em relação às categorias de imagem: imagem/visão, imagem/texto e imagem/pensamento, é correto afirmar:
I – A imagem/visão relaciona-se ao uso do olhar e ao desenvolvimento da competência do ver com a prática da observação.
II – A imagem/pensamento refere-se aos estímulos visuais que são organizados para que o observador identifique ou reconheça aquilo que vê.
III – A imagem/texto diz respeito às imagens processadas em nossa mente, que representam os elementos mais importantes que possuímos em nossa relação com os outros e com o mundo à nossa volta.
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 9
Texto da questão
Para que seja possível compreender as possibilidades em termos educacionais, é importante saber que a apreensão dos conteúdos da mídia se dá de forma graduada. Alguns conteúdos são mais propícios a essa leitura aprofundada. No caso das imagens, para que a leitura seja feita, passa-se por três níveis de atenção. Quais seriam eles:
A resposta correta é: Instintivo, descritivo e simbólico..
Questão 10
Texto da questão
Segundo Costa (2005) as imagens além de despertar um movimento intrapsíquico profundo, tem grande importância na cultura humana. Para o autor, as imagens:
A resposta correta é: Que obtemos da nossa relação com o mundo podem ser armazenadas, constituindo nossa memória, podem ser analisadas pela nossa reflexão e podem se transformar numa bagagem de conhecimentos experiência e afetividade..

Sem comentários:

Enviar um comentário