Questão 1
Texto da questão
O
magistério é construído e reconstruído no cotidiano da sala de aula, pela
dialeticidade das relações estabelecidas nesse espaço social. O que o processo
de ensino aprendizagem requer do educador e da educadora?
A resposta correta é: Uma solida formação na sua área especifica de
conhecimento..
Questão 2
Texto da questão
Acerca das mudanças propostas/sugeridas pelo
Decreto n. 3.860/200, é correto afirmar:
I – Expansão do Sistema Federal de Ensino, consolidação
de sua qualidade e preservação de seu caráter meritocrático.
II – Adoção de políticas de inclusão.
III – Instauração do Ciclo Básico, que deverá ser
constituído por três instâncias para propiciar aos alunos uma formação mais
ampla e multidisciplinar.
Assinale
a alternativa correta:
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 3
Texto da questão
A
educação universitária, na perspectiva da racionalidade comunicativa, além da
formação de indivíduos mais críticos e éticos, permite uma qualificação
profissional. No Brasil, qual Pedagogia é exercida por professores que não tem
uma atividade única?
A resposta correta é: Pedagogia universitária..
Questão 4
Texto da questão
Segundo
Luckesi (1994), há dois grupos de tendências pedagógicas nas práticas escolares
no Brasil. Quais são esses grupos?
A resposta correta é: Liberal e Tradicional..
Questão 5
Texto da questão
A ação
comunicativa se caracteriza não apenas pela comunicação bilateral, dialógica,
mas, pelo objetivo desta ação que visa ao consenso, ao entendimento e à
emancipação. Qual é a função da ação comunicativa?
A resposta correta é: Função essencialmente libertadora entre os
sujeitos que interagem por intermédio da linguagem..
Questão 6
Texto da questão
Araújo
(2012) afirma que a reflexão acurada, crítica e fundamentada da educação
superior, especialmente por educadores e educadoras, constitui-se como momento
privilegiado e estratégico para as pretensões de um novo projeto de nação, para
o desenvolvimento e amadurecimento de cidadãos éticos, competentes e
solidários. Escolha a assertiva abaixo a qual Araújo atribui todos esses
avanços:
A resposta correta é: reflexão acerca das bases pedagógicas e
filosóficas do ensino superior se constitui em um instrumento de
aperfeiçoamento/construção de projetos político-pedagógicos mais democráticos e
compromissados com o desenvolvimento pleno das pessoas que ingressam no sistema
educacional;.
Questão 7
Texto da questão
Assinale
a alternativa que corresponde corretamente à tendência pedagógica renovada:
A resposta correta é: A progressista e a não-diretiva..
Questão 8
Texto da questão
Segundo
Araújo (2012) apresentar um profissional competente é situá-lo no caminho
contínuo da busca da excelência. Apresentar um professor excelente é situá-lo dentro
de um contexto de competências, em que a da pesquisa constante é o fator que
mais se destaca. E que outras competências o professor deve desenvolver e
possuir para alcançar a excelência (entendida como o que supera o comum, o
realizado ordinariament~de sua prática profissional? Escolha a assertiva abaixo
que responda a essa indagação de Araújo:
A resposta correta é: O trinômio excelência, competência e qualidade
constitui algo de natureza insubstituível para qualquer empreendimento e, na
educação superior, tais noções adquirem um valor ainda maior;.
Questão 9
Texto da questão
A
tendência liberal tecnicista, foi implantada no Brasil no final dos anos 60 do
século XX, e acompanha o desenvolvimento do sistema capitalista de produção. Na
perspectiva da tendência liberal tecnicista, qual a principal meta e papel da
escola?
A resposta correta é: A preparação do indivíduo para o mercado de
trabalho..
Questão 10
Texto da questão
As
propostas e mudanças ocorridas no sistema educacional apontam para novas perspectivas
quanto ao futuro da educação brasileira no Ensino Superior. Qual premissa
básica precisa possuir a formação do indivíduo no Ensino Superior?
A resposta correta é: A noção de sistema, de integração e de
complexidade..
Questão 1
Texto da questão
Araújo (2012) afirma que o entendimento da universidade como lugar
privilegiado da pesquisa aponta para um elemento fundamental do Ensino
Superior, ou seja, o alcance e a natureza dessa fase educacional. O espaço da
universidade caracteriza-se por ser pesquisante. Conforme Severino, “na
universidade, ensino, pesquisa e extensão efetivamente se articulam, mas a
partir da pesquisa, ou seja, só se aprende, só se ensina pesquisando. Escolha
entre as assertivas abaixo, os requisitos que Severino (apud Araújo, 2012)
destaca como fundamental a prática da pesquisa para a qualidade do processo
ensino-aprendizagem:
A resposta correta é: O professor precisa da prática da pesquisa para
ensinar eficazmente; o aluno precisa dela para aprender eficaz e
significativamente; a comunidade precisa da pesquisa para poder dispor de
produtos do conhecimento; e a universidade precisa da pesquisa para ser
mediadora da educação;.
Questão 2
Texto da questão
Em qual teoria fica explícita que a linguagem é determinante para a
construção de um novo paradigma de ciência e de uma nova racionalidade?
A resposta correta é: Teoria de Habermas..
Questão 3
Texto da questão
Araújo (2012) afirma que a tendência liberal tecnicista está muito
próxima de nosso contexto histórico-social, especialmente porque foi implantada
no Brasil no final dos anos 60 do século XX, oficializada pela Lei n. 5.692/71
e acompanha o desenvolvimento do sistema capitalista de produção. Sem dúvida,
essa visão tecnicista da educação foi a mais explícita no sentido do alcance
dos ideais liberais apresentados anteriormente. Escolha entre as assertivas
abaixo, a que Araújo classifica como a principal meta e papel da escola na
perspectiva liberal tecnicista:
A resposta correta é: a preparação do indivíduo para o mercado de
trabalho, isto é, educar é habilitar o aluno para o desempenho, de maneira
eficaz, de técnicas e procedimentos para a produção de bens e serviços;.
Questão 4
Texto da questão
Do ponto de vista pedagógico, a complexidade sempre foi praticada por
parte de alguns educadores. Assim, sendo, o que sugere a complexidade na
educação?
A resposta correta é: Sugere pensar de forma conjuntiva..
Questão 5
Texto da questão
Acerca da Pedagogia universitária no
Brasil, é correto afirmar:
I – As características da Pedagogia
universitária no Brasil são extremamente complexas, como complexo e variado é o
sistema de educação superior brasileiro.
II – A Pedagogia universitária no
Brasil é exercida por professores que não tem uma atividade única.
III – Na Pedagogia universitária no
Brasil, o pensamento complexo é considerado fundamental para a educação
superior atual.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: As alternativas I e II são verdadeiras..
Questão 6
Texto da questão
Segundo Luckesi (1994), são identificados dois grupos de tendências
pedagógicas nas práticas escolares no Brasil. Quais tendências continuam a
valorizar um saber universal como forma de realização do individuo e de sua
adequada inserção no mundo social?
A resposta correta é: Tendência renovada progressista e tendência
renovada não-diretiva..
Questão 7
Texto da questão
Na ideologia Liberal se encontra quatro tendências pedagógicas: a
tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista.
Quais ensinos são realçados na tendência tradicional?
A resposta correta é: Ensino humanista e universalista..
Questão 8
Texto da questão
A reflexão filosófica, diferentemente de outras formas estabelecidas nos
demais campos do saber, possui algumas condições e características que a
qualificam dessa forma. Para que é fundamental o desenvolvimento da reflexão
filosófica (radical, rigorosa e de conjunto)?
A resposta correta é: É fundamental no processo formativo e pedagógico
de educadores e educadoras..
Questão 9
Texto da questão
Segundo Castanho (2000), desenvolver a criatividade parece ser um
objetivo tão simples e é uma das características mais raras de se encontrar na
maioria dos jovens. Para que é fundamental estabelecer espaços fomentadores da
criatividade?
A resposta correta é: É fundamental para se alcançar a excelência e
qualidade da educação superior..
Questão 10
Texto da questão
São três as tendências progressistas
encontradas no cenário da educação brasileira: a libertadora, a libertária e a
crítico-social dos conteúdos. Em relação à tendência progressista
crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar:
I – O ensino não formal é
extremamente valorizado, surgindo então uma reflexão acerca dos conteúdos de
ensino a serem ofertados.
II – O papel político é explicitado
em todas as suas manifestações fazendo com que ocorram dificuldades de
implantação nas instituições oficiais de ensino.
III – Sua premissa fundamental é a
valorização das ações pedagógicas inseridas na prática social concreta.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Apenas a alternativa III é verdadeira..
Questão 1
Texto da questão
A reflexão filosófica, diferentemente de outras formas estabelecidas nos
demais campos do saber possui algumas condições e características que a
qualificam dessa forma. De que maneira, são apresentados por Saviani, os
elementos constituintes da reflexão filosófica?
A resposta correta é: Radical, rigorosa e de conjunto..
Questão 2
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) para o sociólogo Philippe Perrenoud, em sua obra
Dez novas competências para ensinar, dez seriam os grupos de competências
necessárias para um ensinar eficaz, o saber. Escolha entre as assertivas
abaixo, a que apresente as cinco primeiras dessas Dez novas competências para
ensinar:
A resposta correta é: organizar e dirigir situações de aprendizagem;
administrar a progressão das aprendizagens; conceber e fazer evoluir os
dispositivos de diferenciação; envolver os alunos em suas aprendizagens e em
seu trabalho; trabalhar em equipe;.
Questão 3
Texto da questão
Para Perrenoud, são dez os grupos de competências necessárias para um
ensinar eficaz, contudo, é importante o constante aperfeiçoamento do educador.
Assim, destacam-se mais duas competências a serem efetivadas na prática
pedagógica dos docentes do ensino universitário. Quais são estas duas
competências?
A resposta correta é: Competência de criatividade e competência da
utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem..
Questão 4
Texto da questão
A Nova LDB Lei 9394/96, em seu Art. 43 estabelece quais são as
finalidades da formação universitária (cursos superiores). Escolha a assertiva
abaixo, que apresenta no inciso V algumas dessas finalidades:
A resposta correta é: suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento
cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização,
integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual
sistematizadora do conhecimento de cada geração;.
Questão 5
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) a partir da promulgação da Nova LDB, os processos
e práticas avaliativas da educação tornaram-se foco central de interesse dos
órgãos responsáveis por essa área, sobretudo, do Ministério da Educação e
Cultura. Desses rearranjos e elaborações/avaliações é possível encontrar
elementos extremamente positivos com significativos avanços. Escolha a
assertiva abaixo que apresente alguns desses avanços com a Nova LDB:
A resposta correta é: democratização cada vez maior do acesso à
educação, ingresso no ensino universitário, a busca da excelência das práticas
pedagógicas, a valorização e o incentivo à formação constante de professores,
sensível aumento das verbas públicas destinadas ao financiamento de projetos
educacionais;.
Questão 6
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) o ambiente escolar não está fora da realidade
social e, consequentemente, não é concebível pensar a educação como um elemento
dissociado dos demais componentes da vida e da cultura de um grupo humano. A
educação se perde quando é praticada sem consciência de sua historicidade e dentro
de uma pedagogia alienada, distante da experiência com o real. Portanto, sempre
haverá dentro do processo de ensino-aprendizagem um topos filosófico, uma
postura pedagógica e política decorrente da maneira como cada sujeito concebe a
educação e suas finalidades sociais. Escolha a assertiva abaixo que, completam
o pensamento de Araújo quanto as características pedagógicas e políticas da
educação escolar:
A resposta correta é: A educação não é neutra, apolítica, pelo
contrário, ela é fator de mudança e/ou conservação de estruturas sociais,
dependendo, evidentemente, de suas orientações e posicionamentos ideológicos..
Questão 7
Texto da questão
Na ideologia liberal se encontram quatro tendências pedagógicas. Em qual
tendência é realçado o ensino humanista e universalista?
A resposta correta é: Tendência tradicional..
Questão 8
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) o processo de ensino-aprendizagem requer do
educador, em todos os níveis em que ocorra, além de uma sólida formação na sua
área específica de conhecimento uma constante busca de aperfeiçoamento nas
metodologias e técnicas utilizadas na arte de ensinar e de aprender. Considerar
como tema relevante nessa análise a identificação, discussão e crítica daqueles
que são, ou poderão ser, os fundamentos pedagógicos do Ensino Superior são
determinantes e prementes. Se de um lado é necessário tal aprofundamento e
análise, também se faz explícita de maneira quase que imediata a dificuldade
dessa tarefa. Escolha entre as assertivas abaixo, a dificuldade apontada por
Araujo para a realização dessa tarefa:
A resposta correta é: pluralidade das práticas pedagógicas adotadas
pelos docentes do Ensino Superior;.
Questão 9
Texto da questão
O capítulo IV da Lei de Diretrizes e bases da Educação (LDB) trata da
Educação superior e suas especificidades. É importante destacar que por
educação superior se deve entender, do ponto de vista da legislação brasileira,
não apenas os conhecidos cursos de graduação. Segundo o art.44 abrange-se quais
cursos e programas:
A resposta correta é: Cursos seqüenciais por campo de saber, de
graduação, de pós-graduação, de extensão;.
Questão 10
Texto da questão
Segundo Luckesi a sociedade industrial e tecnológica estabelece metas
para a educação , onde treina os alunos que se ajustem a elas. Quais são essas
metas?
A resposta correta é: Metas econômicas, sociais e políticas..
Questão 1
Texto da questão
A palavra reflexão vem do verbo latino “reflectere” que significa “
voltar a traz”, entende-se reflexão como um repensar, capaz de se avaliar, de medir-se
com o real. O que é a reflexão de forma inequívoca?
A resposta correta é: É o fundamentos do conhecimento científico -
filosófico..
Questão 2
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) é possível identificar dois grupos de tendências
pedagógicas nas práticas escolares no Brasil. Ressalta-se, seguindo o
raciocínio desse autor, que essas tendências não são puras e nem exclusivas,
sendo mais adequado afirmar que em muitas situações elas se complementam e, em
outros, divergem, sendo que “a posição que cada tendência adota em relação às
finalidades sociais da escola” (LUCKESI, 1994, p. 54), seria o verdadeiro
parâmetro para situá-las. Escolha entre as assertivas abaixo a que apresenta a
classificação dada por Araújo a essa pedagogia:
A resposta correta é: haveria, portanto, uma pedagogia classificada de
liberal, isto é, vinculada ao desenvolvimento do liberalismo na sociedade
moderna capitalista..
Questão 3
Texto da questão
Acerca da Pedagogia universitária no
Brasil, é correto afirmar:
I – As características da Pedagogia
universitária no Brasil são extremamente complexas, como complexo e variado é o
sistema de educação superior brasileiro.
II – A Pedagogia universitária no
Brasil é exercida por professores que não tem uma atividade única.
III – Na Pedagogia universitária no
Brasil, o pensamento complexo é considerado fundamental para a educação
superior atual.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: As alternativas I e II são verdadeiras..
Questão 5
Texto da questão
A reflexão filosófica, diferentemente de outras formas estabelecidas nos
demais campos do saber, possui algumas condições e características que a
qualificam dessa forma. Para que é fundamental o desenvolvimento da reflexão
filosófica (radical, rigorosa e de conjunto)?
A resposta correta é: É fundamental no processo formativo e pedagógico
de educadores e educadoras..
Questão 1
Texto da questão
Sabe-se que a análise e até mesmo a identificação dos fundamentos
pedagógicos da educação universitária é missão complexa, porém fundamental para
o incremento qualitativo das práticas educacionais e dos resultados de
aprendizagem. Diante disso, qual o papel da reflexão pedagógica nesse sentido?
A resposta correta é: A reflexão pedagógica possui relevância social e
estratégia, tomando para si a tarefa de interpretar as relações sociais de uma
sociedade historicamente determinada para transformá-las;.
Questão 2
Texto da questão
Se sabe que pensar que todos os processos reflexivos podem ser
caracterizados como filosóficos, no plano das relações estabelecidas no entorno
da educação e das suas modalidades, é correr o rico de banalizar o próprio
entendimento da filosofia, e, no caso especifico, de uma filosofia da educação.
Partindo deste pressuposto faz-se necessário:
A resposta correta é: É necessário entender a filosofia como uma forma
de conhecimento pela qual o ser humano toma consciência de si, do sentido da
sua história, do significado do projeto do futuro..
Questão 3
Texto da questão
A atuação da universidade é decisiva para a instauração de novos modelos
de ações sociais e profissionais. A educação universitária permite uma
qualificação profissional não mais calcada em um mundo sociocêntrico e no
individuo egocêntrico dinâmico e aberto a novos conceitos de produções e visões
de mundo. Nesse sentido qual é o papel do educador?
A resposta correta é: Cabe ao educador fazer da sua ação docente uma
atividade dialógica e democrática, em que não se confundam papéis sociais, isto
é, o papel e a responsabilidade do professor não é a mesma que a do formando, mas
que numa parceria produtiva podem estabelecer planos pedagógicos eficazes e
profundamente humanos;.
Questão 4
Texto da questão
Para Araújo (2012) o magistério é construído e reconstruído no cotidiano
da sala de aula e especialmente pela dialeticidade das relações estabelecidas
nesse espaço social. São várias as perguntas que urge o aparecimento de
respostas significativas e eficazes para o surgimento de condições especiais
que cercam o ambiente universitário. Escolha a assertiva abaixo que, segundo
Araújo propiciem essas condições para o aparecimento dessas respostas:
A resposta correta é: só poderão surgir dentro de espaços fomentadores
de reflexão e construção solidária e coletiva, geradores de instrumentos
adequados à realidade dos acadêmicos e de toda a comunidade que está no entorno
da universidade;.
Questão 5
Texto da questão
A educação em todas as culturas e sociedades sempre visou o homem e sua
forma de viver coletivamente. Acerca da relação entre educação e filosofia
pode-se afirmar:
A resposta correta é: Pode-se afirmar que da relação intrínseca entre
educação e filosofia é que emergem as concepções pedagógicas que norteiam, cada
uma a seu modo e dentro de sua ideologia, as práticas educacionais presentes no
cotidiano da escola e da universidade;.
Questão 6
Texto da questão
É notória na Educação Brasileira uma lógica de disjunção em que um
elemento investigado sempre é separado do outro, como se a concomitância dos
mesmos fosse uma heresia gnosiológica de onde decorrem operações como as de
analise e síntese, frutos do modelo cartesiano/mecanicista de se produzir
conhecimento; o que obviamente:
A resposta correta é: dificulta a observância dos fenômenos investigados
na sua totalidade;.
Questão 7
Texto da questão
Para Araújo (2012) parece ser unânime entre os filósofos da educação que
o desenvolvimento contínuo do educador se constitui como a mais importante das
competências pedagógicas. Conforme Grillo apud Paiva existe uma singularidade
da situação de ensino. Escolha a assertiva abaixo que melhor represente o
pensamento de Grillo quanto a essa singularidade:
A resposta correta é: o professor necessita ser um pesquisador que
questiona o seu pensamento e sua prática, age reflexivamente no ambiente
dinâmico, toma decisões e cria respostas mais adequadas porque construídas na
própria situação concreta;.
Questão 8
Texto da questão
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam
entre si, mediatizados pelo mundo” Paulo Freire. Tendo em vista a relevância de
ações na busca por uma Educação de qualidade na sociedade. Qual seria a
finalidade principal do processo educativo?
A resposta correta é: A finalidade principal do processo educativo é a
transformação da realidade social e dos atores sociais envolvidos no processo
de ensino-aprendizagem por meio de uma práxis transformadora;.
Questão 9
Texto da questão
Para Araújo (2012) no caso da educação superior e das práticas que a
mesma encerra no que tange ao processo de ensino-aprendizagem, parece ser
adequado e enriquecedor pensar a teoria da ação comunicativa como um de seus
fundamentos filosóficos, especialmente porque essa fase da formação escolar do
indivíduo tem um papel significativo na sua formação acadêmica. Araújo afirma
ainda que a LDB estabelece especificamente uma função de preparação específica
para os acadêmicos dos cursos superiores. Escolha a assertiva abaixo que
apresenta essa função:
A resposta correta é: preparar para o mundo do trabalho e é nesse mundo
que se processam relações sociais que podem ser fomentadoras de um novo espaço
social;.
Questão 10
Texto da questão
O pensamento complexo é um dos fundamentos filosóficos do Ensino
Superior atual. Normalmente, ao se depara com a expressão
complexo/complexidade, o individuo é levado a imaginar algo de natureza
difícil, hermética. Para Morin, complexidade refere-se a:
A resposta correta é: Complexidade refere-se a um conjunto, cujos
constituintes heterogêneos estão inseparavelmente associados e integrados,
sendo ao mesmo tempo uno e múltiplo;.
Questão 1
Texto da questão
No cenário da educação brasileira três são as tendências progressistas.
Assinale a afirmativa que corresponde as estas tendências:
A resposta correta é: Libertadora, libertária e crítico-social dos
conteúdos..
Questão 2
Texto da questão
O capítulo IV, da lei de diretrizes e
Bases da Educação ( LDB) trata da educação superior e suas especificidades.
Segundo o Art 44, ela abrangerá os seguintes cursos e programas: Marque V para
verdadeiro e F para Falso sobre os incisos que se correspondem a esse artigo:
( ) I - Cursos sequenciais por campo
de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos candidatos que atendam
aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino [...]
( ) II - de pós – graduação
compreendendo programas de mestrado, doutorado, cursos de especialização,
aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos, diplomados em cursos de
graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;
( ) III- de graduação abertos a
candidatos que tenham concluídos o ensino médio ou equivalentes e tenham sido
classificada em processo seletivo;
( ) IV - de extensão, aberto a candidatos que atendam aos requisitos
estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino (Brasil 1996).
A resposta correta é: V, F, F, V.
Questão 3
Texto da questão
O cotidiano da sala de aula é sempre instável e exige do professor a
reinterpretação de cada situação problemática em decorrência do confronto desta
com outra experiência já vivida, a qual nunca se repete. Dentro desta
perspectiva quais são as características necessárias ao professor?
A resposta correta é: O professor necessita ser um pesquisador que
questiona o seu pensamento e sua prática, age reflexivamente no ambiente
dinâmico..
Questão 4
Texto da questão
Segundo Luckesi(1994), é possível identificar dois grupos de tendências
pedagógicas nas práticas escolares no Brasil. Ressalta-se seguindo o raciocínio
desse autor, essas tendências não são puras e nem exclusivas, sendo mais
adequadas afirmam que em muitas situações ela se complementam e, em outras,
divergem, sendo que “ a posição que cada tendência adota em relação ás
finalidades sociais da escola” ( Luckesi , 1994, p.54). Conforme Luckesi,marque
alternativa correta, sobre as duas tendências pedagógicas :
A resposta correta é: Pedagogia liberal e progressista.
Questão 5
Texto da questão
Tendo em vista que a pesquisa é a essência da pedagogia universitária, o
fundamento sem o qual se descaracteriza o Ensino Superior, pois sabe-se que o
ensino e a aprendizagem só serão motivadores se seu processo se der como
processo de pesquisa. Diante disso, quais seriam os telos da ação docente nesse
contexto de ensino como atividade de pesquisa:
A resposta correta é: Ocupar espaço científico próprio e orientar alunos
a construir conhecimento com qualidade formal e política;.
Questão 6
Texto da questão
A ideologia Liberal encontra-se em quatro tendências pedagógica. Marque
a alternativa correta que corresponde a essas tendências:
A resposta correta é: A tradicional, a renovada progressista, a renovada
não diretiva e a tecnicista..
Questão 7
Texto da questão
A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista
que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da
sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade
privada dos meios de produção, também denominada de sociedade de classes. A
pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade
(1994, p.54). Diante disso, trilhando a ideologia liberal se encontrariam
quatro tendências pedagógicas. Quais seriam elas?
A resposta correta é: Tradicional, renovada progressista, renovada
não-diretiva e a tecnicista;.
Questão 8
Texto da questão
As tendências renovadas, seja a progressista ou a não-diretiva,
continuam a valorizar um saber universal como forma de realização do indivíduo
e de sua adequada inserção no mundo social. Tendo em vista a relevância da
Educação para a sociedade, qual a função da escola nesse contexto?
A resposta correta é: A escola é atribuída à tarefa de preparar
indivíduos plenos e competentes para o desempenho de funções sociais;.
Questão 9
Texto da questão
O ambiente escolar não está fora da realidade social e,
consequentemente, não é concebível pensar a educação como um elemento
dissociado dos demais componentes da vida e da cultura de um grupo humano,
pois:
A resposta correta é: A educação não é neutra, apolítica, pelo
contrario, ela é fator de mudança e conservação das estruturas sociais,
dependendo, de suas orientações e posicionamentos ideológicos;.
Questão 10
Texto da questão
Certamente a pedagogia universitária no Brasil é exercida por
professores que não tem uma identidade única. Suas características são
extremamente complexas. Essa realidade advinda de constantes reformulações
pedagógicas exige:
A resposta correta é: Essa realidade exige a constituição de novas
posturas acadêmicas por parte dos educadores e educandos, mais solidários e
definidos entre si;.
Questão 1
Texto da questão
A Base pedagógica e filosófica do ensino superior se constitui em qual
instrumento de aperfeiçoamento? Marque alternativa correta:
A resposta correta é: Na Construção de projetos políticos –pedagógicos
mais democráticos e compromissados com o desenvolvimento pleno das pessoas que
ingressam no sistema educacional:.
Questão 2
Texto da questão
Uma das premissas fundamentais dessa tendência é a valorização das ações
pedagógicas enquanto verdadeiramente inseridas na prática social concreta .Isso
significa, por exemplo, que aquilo que é ministrado enquanto conteúdo na sala
de aula deve encontrar vida nas realidades sociais de onde advém os ingressos
no sistema escolar. A qual tendência progressista refere-se as características
acima mencionadas?
A resposta correta é: Crítico-social dos conteúdos.
Questão 3
Texto da questão
Araújo (2012) afirma que a pedagogia universitária no Brasil é exercida
por professores que não tem uma identidade única. Suas características são
extremamente complexas, como complexo e variado é o sistema de educação
superior brasileiro, essa realidade que passa por significativas mudanças advindas
de constantes reformulações pedagógicas e legais. Escolha entre as assertivas
abaixo, o que Araújo classifica como uma exigência para uma melhor definição
dos professores:
A resposta correta é: constituição de novas posturas acadêmicas, de
papéis sociais, por parte de educadores e educandos, mais definidos e
solidários entre si..
Questão 4
Texto da questão
Estabelecer espaços fomentadores da
criatividade é fundamental para alcançar a Excelência e qualidade da educação
superior. Como é possível alcançar essa excelência e qualidade na educação
superior? Assinale as afirmativas correspondentes:
I- Atividades que levem à reflexão e
a criticidade das próprias atividades e da realidade social onde se esta
inserido.
II- Incentivo à participação dos
acadêmicos em trabalhos e pesquisas científicas.
III- Envolvimento mais próximo e
humanizado do docente em relação ao aluno e seu universo.
IV- Planos de ensino mais flexíveis e
que contemplem essas vias de desenvolvimento da criatividade.
V- Utilização das novas tecnologias pelo docente contemporâneo.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 5
Texto da questão
O papel político das tendências é explicitado em todas as suas
manifestações. Isso faz com que ocorram dificuldades de implantação, em termos
sistemáticos, nas instituições oficiais de ensino. No cenário da Educação
brasileira, três são as tendências progressistas. Quais seriam elas?
A resposta correta é: Libertadora, libertária e a crítico-social dos
conteúdos;.
Questão 6
Texto da questão
O processo de ensino-aprendizagem requer do educador e da educadora, em
todos os níveis em que ocorra, diversas estratégias para que os resultados
venham a ser os melhores possíveis em todos os âmbitos, além de uma sólida
formação na sua área específica de conhecimento, quais são as outras
características necessárias?
A resposta correta é: Uma constante busca de aperfeiçoamento nas
metodologias e técnicas utilizadas na arte de ensinar e de aprender;.
Questão 7
Texto da questão
Na teoria de Habermas a linguagem é determinante para a construção de um
novo paradigma de ciência e de uma nova racionalidade. Em que a razão
comunicativa de Habermas consiste?
A resposta correta é: A razão comunicativa de Habermas consiste na
superação de uma forma de pensar estratégico e de dominação, em que as diversas
formas de poder são utilizadas em um processo de instrumentalização;.
Questão 8
Texto da questão
Para Araújo (2012) existe uma pedagogia classificada de liberal, isto é,
vinculada ao desenvolvimento do liberalismo na sociedade moderna capitalista.
Araújo ainda afirma que, a partir da tendência pedagógica liberal, surgem no
Brasil, mais quatro outras tendências pedagógicas. Assinale a assertiva que
apresenta essas quatros tendências pedagógicas originárias da tendência
liberal:
A resposta correta é: a tradicional, a renovada progressista, a renovada
não-diretiva e a tecnicista;.
Questão 9
Texto da questão
A reflexão filosófica, diferentemente da outras formas estabelecidas nos
demais campos do saber, possui algumas condições e características que a
qualificam dessa forma. Essa adjetivação decorre fundamentalmente de três
requisitos:
e inversão;
Feedback
A resposta correta é: Radicalidade, rigor e globalidade..
Questão 10
Texto da questão
Destaca-se mais duas competência a serem efetivadas na prática
pedagógicas dos docentes do ensino universitário. Marque alternativa correta
sobre essas práticas:
A resposta correta é: Competência da criatividade e da competência da
utilização das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.
Questão 1
Texto da questão
As contribuições do filósofo alemão Jurgen Habermas parecem se mostrar
como um projeto educacional. Para Habermas o projeto iluminista de emancipação
do homem por meio da razão está inacabado. Para ele, no lugar de uma razão
totalitária e egocêntrica é fundamental:
A resposta correta é: se faz fundamental a instalação de uma razão
comunicativa ou de uma teoria de ação comunicativa;.
Questão 2
Texto da questão
O trinômio constitui algo da natureza insubstituível para qualquer
empreendimento em na educação superior, tais noções adquirem um valor ainda
maior. Marque alternativa correta sobre o significado desse trinômio na
instituição superior:
A resposta correta é: Excelência, competência e qualidade.
Questão 3
Texto da questão
Do ponto de vista pedagógico a
complexidade sempre foi praticada por parte de alguns educadores. Em que
momentos isso ocorre? Identifique as situações assinale V para as alternativas
verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) Todas as vezes que o docente
busca contextualizar a temática de uma aula com os demais assuntos trabalhados;
( ) Sempre que o docente trabalha com
conteúdos formais;
( ) Quando o educador evita pensar
sua participação nesse processo como o de responsável por uma disciplina
estanque e separada das demais;
( ) Quando o educador pensa na sua
participação nesse processo como o de responsável por uma disciplina estanque;
( ) Evita a compartimentação do saber, a fragmentação do conhecimento
cientifico, é fundamental no sentido de desenvolver um conhecimento
contextualizado, repleto de significados para o discente.
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 4
Texto da questão
O ambiente escolar não está fora da realidade social e,
consequentemente, não é concebível pensar a educação como um elemento
dissociado dos demais componentes da vida e da cultura de um grupo humano,
pois:
A resposta correta é: A educação não é neutra, apolítica, pelo
contrario, ela é fator de mudança e conservação das estruturas sociais,
dependendo, de suas orientações e posicionamentos ideológicos;.
Questão 5
Texto da questão
Para Araújo (2012) no caso da educação superior e das práticas que a
mesma encerra no que tange ao processo de ensino-aprendizagem, parece ser
adequado e enriquecedor pensar a teoria da ação comunicativa como um de seus
fundamentos filosóficos, especialmente porque essa fase da formação escolar do
indivíduo tem um papel significativo na sua formação acadêmica. Araújo afirma
ainda que a LDB estabelece especificamente uma função de preparação específica
para os acadêmicos dos cursos superiores. Escolha a assertiva abaixo que
apresenta essa função:
A resposta correta é: preparar para o mundo do trabalho e é nesse mundo
que se processam relações sociais que podem ser fomentadoras de um novo espaço
social;.
Questão 6
Texto da questão
Para Araújo (2012) existe uma pedagogia classificada de liberal, isto é,
vinculada ao desenvolvimento do liberalismo na sociedade moderna capitalista.
Araújo ainda afirma que, a partir da tendência pedagógica liberal, surgem no
Brasil, mais quatro outras tendências pedagógicas. Assinale a assertiva que
apresenta essas quatros tendências pedagógicas originárias da tendência
liberal:
A resposta correta é: a tradicional, a renovada progressista, a renovada
não-diretiva e a tecnicista;.
Questão 7
Texto da questão
Estabelecer espaços fomentadores da
criatividade é fundamental para alcançar a Excelência e qualidade da educação
superior. Como é possível alcançar essa excelência e qualidade na educação
superior? Assinale as afirmativas correspondentes:
I- Atividades que levem à reflexão e
a criticidade das próprias atividades e da realidade social onde se esta
inserido.
II- Incentivo à participação dos
acadêmicos em trabalhos e pesquisas científicas.
III- Envolvimento mais próximo e
humanizado do docente em relação ao aluno e seu universo.
IV- Planos de ensino mais flexíveis e
que contemplem essas vias de desenvolvimento da criatividade.
V- Utilização das novas tecnologias pelo docente contemporâneo.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 8
Texto da questão
Uma das premissas fundamentais dessa tendência é a valorização das ações
pedagógicas enquanto verdadeiramente inseridas na prática social concreta .Isso
significa, por exemplo, que aquilo que é ministrado enquanto conteúdo na sala
de aula deve encontrar vida nas realidades sociais de onde advém os ingressos
no sistema escolar. A qual tendência progressista refere-se as características
acima mencionadas?
A resposta correta é: Crítico-social dos conteúdos.
Questão 9
Texto da questão
No cenário da educação brasileira três são as tendências progressistas.
Assinale a afirmativa que corresponde as estas tendências:
A resposta correta é: Libertadora, libertária e crítico-social dos
conteúdos..
Questão 10
Texto da questão
A educação em todas as culturas e sociedades sempre visou o homem e sua
forma de viver coletivamente. Acerca da relação entre educação e filosofia
pode-se afirmar:
A resposta correta é: Pode-se afirmar que da relação intrínseca entre educação
e filosofia é que emergem as concepções pedagógicas que norteiam, cada uma a
seu modo e dentro de sua ideologia, as práticas educacionais presentes no
cotidiano da escola e da universidade;.
Questão 1
Texto da questão
A reflexão filosófica, diferentemente da outras formas estabelecidas nos
demais campos do saber, possui algumas condições e características que a
qualificam dessa forma. Essa adjetivação decorre fundamentalmente de três
requisitos:
A resposta correta é: Radicalidade, rigor e globalidade..
Questão 2
Questão 4
Texto da questão
As tendências renovadas, seja a progressista ou a não-diretiva,
continuam a valorizar um saber universal como forma de realização do indivíduo
e de sua adequada inserção no mundo social. Tendo em vista a relevância da
Educação para a sociedade, qual a função da escola nesse contexto?
A resposta correta é: A escola é atribuída à tarefa de preparar
indivíduos plenos e competentes para o desempenho de funções sociais;.
Questão 9
Texto da questão
Destaca-se mais duas competência a serem efetivadas na prática
pedagógicas dos docentes do ensino universitário. Marque alternativa correta
sobre essas práticas:
A resposta correta é: Competência da criatividade e da competência da
utilização das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.
Questão 10
Texto da questão
O cotidiano da sala de aula é sempre instável e exige do professor a
reinterpretação de cada situação problemática em decorrência do confronto desta
com outra experiência já vivida, a qual nunca se repete. Dentro desta
perspectiva quais são as características necessárias ao professor?
A resposta correta é: O professor necessita ser um pesquisador que
questiona o seu pensamento e sua prática, age reflexivamente no ambiente
dinâmico..
Sem comentários:
Enviar um comentário