Questão 1
Texto da questão
Leia o seguinte trecho do texto:
“O currículo diz respeito a seleção, sequência e dosagem de conteúdos da cultura a serem desenvolvidos em situações de ensino-aprendizagem. Compreende conhecimentos, ideias, hábitos, valores, convicções, técnicas, recursos, artefatos, procedimentos, símbolos etc...dispostos em conjuntos de matérias/disciplinas escolares e respectivos programas, com indicações de atividades/experiências para sua consolidação e avaliação.”
Considerando a passagem acima referente ao texto: CURRÍCULO – UM GRANDE DESAFIO PARA O PROFESSOR- Nereide Saviani, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Um currículo deve integrar os potenciais educativos, pois isto amplia as ferramentas de contextualização no processo de produção do conhecimento aumentando a pertinência, a inclusão e os vínculos estabelecidos entre estudantes uns com os outros e com o conhecimento. Diversifica as ofertas educativas e os espaços de aprendizagem dos estudantes potencializando, entre outras coisas, a tão desejada articulação entre escola e famílias, escola e comunidade.
II. ( ) Currículo é apenas a transposição de saberes/fazeres de referência para a sala de aula.
III. ( ) O Currículo integrador pode ou não ser composto por práticas pedagógicas que articulam saberes locais e potenciais educativos em prol da aprendizagem dos educandos e da transformação do território.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A resposta correta é:
V- F- V.
Questão 2
Texto da questão
Leia o seguinte trecho do texto:
“O Currículo em ação é a organização do tempo e do espaço escolares, que diz respeito às condições de ensino-aprendizagem. Polos indissociáveis de um mesmo processo, o ensino e a aprendizagem precisam ser vistos nas suas necessidades essenciais, que ultrapassam as paredes da sala de aula e os muros da escola. ”
Partindo dessa informação é correto afirmar:
A resposta correta é:
O tempo de ensino e aprendizagem não requer um olhar diferenciado para os ritmos e experiências do aluno, pois eles não carecem da mediação individualizada do professor..
Questão 3
Texto da questão
Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta:
A resposta correta é:
A concepção de formação plena do aluno traz uma educação comprometida com a construção de conhecimentos com sentido e significativos por meio de aprendizagens que sejam relevantes, acessíveis, pertinentes e transformadoras para os estudantes.
.
.
Questão 4
Texto da questão
As diferentes metodologias pedagógicas de qualidade são aquelas que efetivamente consideram as necessidades e possibilidades de aprendizagem dos sujeitos para as quais se destinam. Por isso é fundamental que os professores aprendam a avaliar o conhecimento prévio de seus alunos, para que possam ampliar o repertório de propostas desenvolvidas na sala de aula, na escola como um todo e no território educativo.
A partir dessa afirmação, assinale as seguintes alternativas:
- A valorização do outro e dos conhecimentos prévios que o aluno traz consigo ao chegar à escola possui dimensões condicionantes para a consolidação do processo educativo.
- Os conhecimentos prévios trazidos pelo aluno, ajudarão no seu processo de amadurecimento e formação de conceitos éticos e morais que o acompanharão durante toda a sua vida e serão indispensáveis à convivência em sociedade.
- As estratégias metodológicas precisam acompanhar os conteúdos e os objetivos pretendidos em um percurso de aprendizagem coerente e pertinente. Todas essas estratégias de aprendizagem podem ter relevância e pertinência no desenho das didáticas de todas as áreas do conhecimento e das diferentes pedagogias.
- A valorização dos conhecimentos dos alunos, com metodologias adequadas, consentirá para a formação de indivíduos com maior autonomia na tomada de decisões, para que ele se assuma, também, como produtor do saber.
Está correto apenas o que se afirma em:
A resposta correta é: 1,2,3 e 4.
Sem comentários:
Enviar um comentário