PROVA 1 - Como ensinar Matemática nas séries
iniciais
1 - (MAT 1.3) No Sistema de Numeração Decimal
utilizamos os numerais seguintes, para representar qualquer número.
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
2 - (MAT 1.13) Qual das alternativas abaixo
apresenta corretamente a forma composta das somas?
200 + 10 + 8 = 218
800 + 5 = 805
500 + 30 = 530
200 + 10 + 7 = 217
3 - (MAT 1.15) Ao responder sobre o significado do
algarismo zero no número 605, um aluno respondeu: “O algarismo zero indica
ausência de dezenas, na ordem das dezenas”. Esse aluno:
Está correto, pois o zero de fato
indica essa situação.
4 - (MAT 1.28) Para compor o número de alunos
necessários para o desfile de 7 de setembro, o professor João precisa de 48
alunos. Até o momento conseguiu agrupar 39 alunos. Quantos alunos ainda faltam
para compor o total de alunos para o desfile? Esta situação deve ser resolvida
com uma operação de:
subtração
5 - (MAT 1.30) O dono de um restaurante comprou 10
toalhas de mesa. Cada toalha custou 9 reais. Quanto ele pagou pelas toalhas?
Esta situação deve ser resolvida com uma operação de:
multiplicação
6 - (MAT 1.34) Pedro quer se desfazer da coleção de
14 moedas antigas, doando-as aos seus amigos. Para cada um deles vai doar 2
moedas. Quantos amigos Pedro tem? Esta é uma situação típica da operação
divisão, conhecida como:
partilha
7 - (MAT 1.41) Num avião comercial as poltronas
estão distribuídas em 30 filas, cada uma com 6 poltronas. Quantos passageiros
podem ocupar esse avião de modo que a lotação fique completa? Essa é uma típica
situação que envolve a seguinte ideia da multiplicação:
adição de parcelas iguais
8 - (MAT 1.20) Ao interpretar um problema, caso a
situação apresentada indique as partes e pergunte sobre o todo, a situação pode
ser de:
adição ou multiplicação.
9 - (MAT 1.42) Nos anos iniciais do ensino
fundamental as operações e problemas ocorrem com números naturais. Na adição, a
propriedade fechamento estabelece que:
a soma de dois números naturais
resulta em outro número natural.
10 - (MAT 1.45) Ao ser convidada a resolver a soma:
25 + 43 + 75, uma criança respondeu rapidamente fazendo: 25 + 75 = 100 e 100 +
43 = 143. Na prática, essa criança aplicou a propriedade:
associativa
11 - (MAT 1.55) Para somar mentalmente: 15 + 25 +
45 + 12 + 55 uma criança agrupou algumas parcelas de duas em duas e rapidamente
obteve a resposta. Certamente essa criança aplicou a propriedade:
Associativa
12 - (MAT 1.57) Entre os pré-requisitos para
aprender algoritmos a criança deve saber contar na base dez e utilizar
corretamente o conceito de valor posicional. Para isso:
Cada agrupamento de 10 resulta na formação de uma
ordem superior.
13 - (MAT 1.60) Ricardo ao fazer a contagem de
bolinhas de gude que havia ganhado dos seus colegas, decidiu agrupá-las em
sacolinhas, cada uma com uma dezena de bolinhas. Ao final, ele encheu 3
sacolinhas, sendo que na terceira ele colocou 6 bolinhas.
Ricardo fez uma contagem na base 10 e contou 2
dezenas e 6 unidades.
14 - (MAT 1.65) Ao ensinar adição e subtração é
importante que as crianças aprendam as duas operações ao mesmo tempo, assim,
elas verificam que são operações inversas e isso ajuda na resolução de
diferentes situações-problema ou para fazer contas diversas. Vejam o modo como
os alunos responderam ao resolver: 51 – 19.
I – Pensei em 51 – 20 e obtive 31.
Mas era para retirar apenas 19, então adicionei 1 de volta, obtendo 32.
II – Fiz 50 – 20, igual a 30. Como arredondei
51 para 50 e 19 para 20, então precisei somar 2 de volta, obtendo 32.
III – Eu fiz assim. Pensei em 51 – 10
e achei 41. Então, contei em ordem decrescente 9 unidades, chegando ao 32, pois
deve-se se subtrair no máximo 9 unidades.
As respostas II e III estão corretas e a resposta I
está errada.
As respostas I, II e III estão corretas.
15 - (MAT 1.74) Considera-se que estratégias de
ativação cognitiva são importantes para a criança aprender a resolver problemas
mais complexos. Entre elas destaca-se:
aplicar o que aprendeu a novos contextos.
16 - (MAT 1.77) Crianças que gostam de estudar
sozinhas podem se beneficiar de estratégias de controle da aprendizagem. Elas
costumam estabelecer metas, organizar seus materiais e ainda:
criar um plano de estudos e focar nos conteúdos
mais importantes.
17 - (MAT 1.91) Entre as afirmações abaixo, todas
são verdadeiras exceto:
Fração é parte de um inteiro ou parte
de um conjunto.
18 - (MAT 1.93) É comum muitas crianças ao somarem
ou subtraírem frações de mesmo denominador, somarem os numeradores e somarem os
denominadores. Esse tipo de erro ocorre devido ao fato das crianças:
Considerarem o numerador e o
denominador como elementos das frações que devem sim serem somados, membro a
membro.
19 - (MAT 1.95) A reta numérica é um recurso
importante para representar operações com frações. Nesse sentido, o produto 3 x
3/4 ao ser representado na reta numérica resulta em:
9/4
20 - (MAT 1.96) No produto 3/4 x 1/2 uma boa
compreensão dessa operação é interpretá-la como sendo a busca de:
quanto representa três quartos da
metade de um inteiro.
21 - (MAT 1.101) Entre as causas da dificuldade em
escrever números decimais em ordem crescente incluem-se:
não identificação do valor posicional
e o significado da vírgula.
22 - (MAT 1.113) Uma prática importante ao dividir
números decimais é.
igualar o número de casas decimais do
dividendo e do divisor e operar como números inteiros.
23 - (MAT 1.114) Para se realizar operações com
notas e moedas a criança precisa identificá-las bem como compará-las. Identifique
abaixo, qual das trocas está correta.
uma moeda de R$ 1,00 pode ser trocada
por 4 moedas R$ 0,25.
24 - (MAT 1.118) A prática de fazer estimativas é
salutar e ajuda na determinação dos resultados de uma operação. Ao fazer 8
6/7+6 1/3 a criança deve estimar que essa soma
é maior que 14, devido às partes
inteiras e menor 16, pois 6/7 é quase um inteiro e 1/3 é pouco menos que
0,5.
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