quinta-feira, 16 de abril de 2020

Como ensinar Matemática nas séries iniciais


PROVA 1 - Como ensinar Matemática nas séries iniciais 

1 - (MAT 1.3) No Sistema de Numeração Decimal utilizamos os numerais seguintes, para representar qualquer número.
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

2 - (MAT 1.13) Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente a forma composta das somas?
200 + 10 + 8 = 218
800 + 5 = 805
500 + 30 = 530
200 + 10 + 7 = 217

3 - (MAT 1.15) Ao responder sobre o significado do algarismo zero no número 605, um aluno respondeu: “O algarismo zero indica ausência de dezenas, na ordem das dezenas”. Esse aluno:
Está correto, pois o zero de fato indica essa situação.

4 - (MAT 1.28) Para compor o número de alunos necessários para o desfile de 7 de setembro, o professor João precisa de 48 alunos. Até o momento conseguiu agrupar 39 alunos. Quantos alunos ainda faltam para compor o total de alunos para o desfile? Esta situação deve ser resolvida com uma operação de:
subtração

5 - (MAT 1.30) O dono de um restaurante comprou 10 toalhas de mesa. Cada toalha custou 9 reais. Quanto ele pagou pelas toalhas? Esta situação deve ser resolvida com uma operação de:
multiplicação

6 - (MAT 1.34) Pedro quer se desfazer da coleção de 14 moedas antigas, doando-as aos seus amigos. Para cada um deles vai doar 2 moedas. Quantos amigos Pedro tem? Esta é uma situação típica da operação divisão, conhecida como:
partilha

7 - (MAT 1.41) Num avião comercial as poltronas estão distribuídas em 30 filas, cada uma com 6 poltronas. Quantos passageiros podem ocupar esse avião de modo que a lotação fique completa? Essa é uma típica situação que envolve a seguinte ideia da multiplicação:
adição de parcelas iguais

8 - (MAT 1.20) Ao interpretar um problema, caso a situação apresentada indique as partes e pergunte sobre o todo, a situação pode ser de:
adição ou multiplicação.

9 - (MAT 1.42) Nos anos iniciais do ensino fundamental as operações e problemas ocorrem com números naturais. Na adição, a propriedade fechamento estabelece que:
a soma de dois números naturais resulta em outro número natural.

10 - (MAT 1.45) Ao ser convidada a resolver a soma: 25 + 43 + 75, uma criança respondeu rapidamente fazendo: 25 + 75 = 100 e 100 + 43 = 143. Na prática, essa criança aplicou a propriedade:
associativa

11 - (MAT 1.55) Para somar mentalmente: 15 + 25 + 45 + 12 + 55 uma criança agrupou algumas parcelas de duas em duas e rapidamente obteve a resposta. Certamente essa criança aplicou a propriedade:
Associativa 

12 - (MAT 1.57) Entre os pré-requisitos para aprender algoritmos a criança deve saber contar na base dez e utilizar corretamente o conceito de valor posicional. Para isso:
Cada agrupamento de 10 resulta na formação de uma ordem superior.

13 - (MAT 1.60) Ricardo ao fazer a contagem de bolinhas de gude que havia ganhado dos seus colegas, decidiu agrupá-las em sacolinhas, cada uma com uma dezena de bolinhas. Ao final, ele encheu 3 sacolinhas, sendo que na terceira ele colocou 6 bolinhas.
Ricardo fez uma contagem na base 10 e contou 2 dezenas e 6 unidades.

14 - (MAT 1.65) Ao ensinar adição e subtração é importante que as crianças aprendam as duas operações ao mesmo tempo, assim, elas verificam que são operações inversas e isso ajuda na resolução de diferentes situações-problema ou para fazer contas diversas. Vejam o modo como os alunos responderam ao resolver: 51 – 19.
I – Pensei em 51 – 20 e obtive 31. Mas era para retirar apenas 19, então adicionei 1 de volta, obtendo 32.
II – Fiz 50 – 20, igual a 30. Como arredondei 51 para 50 e 19 para 20, então precisei somar 2 de volta, obtendo 32.
III – Eu fiz assim. Pensei em 51 – 10 e achei 41. Então, contei em ordem decrescente 9 unidades, chegando ao 32, pois deve-se se subtrair no máximo 9 unidades.
As respostas II e III estão corretas e a resposta I está errada.
As respostas I, II e III estão corretas.

15 - (MAT 1.74) Considera-se que estratégias de ativação cognitiva são importantes para a criança aprender a resolver problemas mais complexos. Entre elas destaca-se:
aplicar o que aprendeu a novos contextos.

16 - (MAT 1.77) Crianças que gostam de estudar sozinhas podem se beneficiar de estratégias de controle da aprendizagem. Elas costumam estabelecer metas, organizar seus materiais e ainda:
criar um plano de estudos e focar nos conteúdos mais importantes.

17 - (MAT 1.91) Entre as afirmações abaixo, todas são verdadeiras exceto:
Fração é parte de um inteiro ou parte de um conjunto.

18 - (MAT 1.93) É comum muitas crianças ao somarem ou subtraírem frações de mesmo denominador, somarem os numeradores e somarem os denominadores. Esse tipo de erro ocorre devido ao fato das crianças:
Considerarem o numerador e o denominador como elementos das frações que devem sim serem somados, membro a membro.

19 - (MAT 1.95) A reta numérica é um recurso importante para representar operações com frações. Nesse sentido, o produto 3 x 3/4 ao ser representado na reta numérica resulta em:

9/4

20 - (MAT 1.96) No produto 3/4 x 1/2 uma boa compreensão dessa operação é interpretá-la como sendo a busca de:
quanto representa três quartos da metade de um inteiro.

21 - (MAT 1.101) Entre as causas da dificuldade em escrever números decimais em ordem crescente incluem-se:
não identificação do valor posicional e o significado da vírgula.

22 - (MAT 1.113) Uma prática importante ao dividir números decimais é.
igualar o número de casas decimais do dividendo e do divisor e operar como números inteiros.
23 - (MAT 1.114) Para se realizar operações com notas e moedas a criança precisa identificá-las bem como compará-las. Identifique abaixo, qual das trocas está correta.
uma moeda de R$ 1,00 pode ser trocada por 4 moedas R$ 0,25.

24 - (MAT 1.118) A prática de fazer estimativas é salutar e ajuda na determinação dos resultados de uma operação. Ao fazer 8 6/7+6 1/3 a criança deve estimar que essa soma
é maior que 14, devido às partes inteiras e menor 16, pois  6/7 é quase um inteiro e 1/3 é pouco menos que 0,5.

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