Questão 1
Texto da questão
O professor jamais deve centrar o olhar numa deficiência que não existe
para os sujeitos, como destaca Skliar (2005), esse modo de compreender o
sujeito por meio da deficiência do que lhes falta, faz calar a voz da pessoa
surda e a tendência social é de impedimento. Neste caso, ao invés de propiciar
o máximo de conhecimento, haverá:
A resposta correta é: forte tendência em simplificar, resumir,
facilitar, enfim, apenas auxiliar.
Questão 2
Texto da questão
Segundo Fernandes(2006), desde os primeiros contatos com a escrita, as
palavras serão processadas mentalmente como um todo, sendo reconhecidas em sua
forma ortográfica (denominada rota lexical), serão “fotografadas” e memorizadas
no dicionário mental se a elas corresponder alguma significação. Caso
contrário:
A resposta correta é: se não houver sentido, da mesma forma não houve
leitura.
Questão 3
Texto da questão
Quanto à leitura, Fernandes (2003), destaca que as crianças surdas são
privadas de experiências significativas de leitura, para a autora do artigo, a
leitura é reinventada na escola com intenção pedagógica. A autora, bem como
Salles (2004) e Finau (2014), ressaltam que as experiências que os surdos têm
mostram a pouca probabilidade de se tornarem leitores autônomos e competentes e
que as atividades envolvendo alunos surdos e a leitura devem ter como ponto de
partida:
A resposta correta é: outdoors, TV, internet, revistas, enfim, as
experiências vivenciadas pelos estudantes na sociedade, pelo apelo visual que
os organiza e os seduz..
Questão 4
Texto da questão
Para o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua para os
alunos surdos, o que deve e pode fazer parte desta construção:
A resposta correta é: atividades lúdicas, principalmente nos anos
iniciais.
Questão 5
Texto da questão
O professor deverá ser capacitado como destaca a LDB 9394/96 e também o
Decreto 5626/05 de organizar suas aulas para promoção da aprendizagem não só de
direito, mas de fato. E neste caso poderá propor a produção de frases com a
Libras, sendo que:
A resposta correta é: deverá completar com imagem e língua portuguesa,
para que o aluno formule ideias a partir de ambas as línguas.
Questão 6
Texto da questão
Compreendemos com Bakhtin e Vigotski que a língua está nas interações
sociais, portanto, precisamos colocá-la em uso para que ela se desenvolva no
sujeito. Se no ambiente familiar o surdo não se apropria de primeira língua ou
faz pouco uso dela, como fica o papel da escola neste caso:
A resposta correta é: ela precisa superar a barreira e proporcionar
aprendizagens efetivas.
Questão 7
Texto da questão
Como destaca Salles(et.al), no que diz respeito ao aprendiz-surdo, a
situação em que se encontra possui características especiais: o português é
para eles a segunda língua, pois a língua de sinais é a sua primeira, mas neste
caso:
A resposta correta é: o processo não é o de aquisição natural por meio
da construção de diálogos espontâneos, mas o aprendizado formal na escola.
Questão 8
Texto da questão
Quando a criança surda tem acesso a leitura, no primeiro momento deve-se
contar a história, explorar a leitura em Língua de sinais, apresentando as
figuras para os estudantes, promovendo o debate para verificar a compreensão. É
importante que a criança ao ter acesso ao livro ela possa encontrar:
A resposta correta é: referências em sua língua, para sua identificação,
compreensão e negociação de sentidos e nas interações com o texto escrito e
seus contextos.
Questão 9
Texto da questão
O trabalho com jogos auxilia na compreensão da matemática e também da
organização da escrita a construção de palavras, para que o estudante possa se
apropriar da escrita, mas é preciso sempre considerar os contextos
principalmente referentes a língua portuguesa, já que Fernandes (2003, p.147),
nos leva a refletir:
A resposta correta é: que a escrita também se reflete na leitura e o
desenvolvimento do leitor crítico que vê o texto como objeto cultural inserido
em uma rede de relações sócio-históricos.
Questão 10
Texto da questão
Uma proposta de trabalho com estudantes surdos nos anos iniciais, é o
uso do calendário adaptado com os sinais de Libras dos dias da semana, meses e
ano, todas as propostas para os surdos devem ter como base:
A resposta correta é: a essência visual como estratégia para organização
metodológica.
Questão 1
Texto da questão
Pode-se usar alguns materiais como norteadores para confecção de outros
em sala de aula. O aprendizado de língua portuguesa como segunda língua
pressupõe apropriação da Libras enquanto primeira língua, assim, quanto mais o
professor fizer uso de ambas as línguas, mais eficácia terá a aprendizagem do
estudante, claro que as estratégias de ensino devem estar adequadas, neste
caso:
A resposta correta é: a língua de sinais, uma vez entendida como a
língua natural do surdo, aquela por meio da qual ele organiza seu pensamento,
também será, dentro da escola, o meio de instrução por excelência..
Questão 2
Texto da questão
Mas não se pode esquecer que a língua do estudante deve servir de espaço
privilegiado para o acesso a língua portuguesa com suas compreensões e
significados, como L2. Para Fernandes: “A língua delimita um território
ideológico de enunciação saturado de valores e posicionamentos; a língua como
arena de guerras discursivas constitui o sujeito social, sua subjetividade, seu
lugar no mundo.” (2003, p.180-181). Neste caso deve:
A resposta correta é: ser proporcionada ao surdo a leitura, de acordo
com a idade e o nível de desenvolvimento.
Questão 3
Texto da questão
Como devem ser trabalhados e organizados os materiais de leitura para os
anos iniciais, com adaptações em Libras?
A resposta correta é: contar a história, organizar as referências da
Libras no interior do livro, e depois o estudante é chamado a produzir seu
próprio livro.
Questão 4
Texto da questão
É tarefa do professor durante a leitura de um livro adaptado ao aluno
surdo:
A resposta correta é: permitir que o aluno organize as referências da
Libras no interior do livro.
Questão 5
Texto da questão
Não se pode negar aos estudantes surdos o acesso a leitura e produção
nos mais diferentes níveis, para tanto o professor:
A resposta correta é: poderá sinalizar e o estudante poderá usar o
material para organizar sequências numéricas, e também de produções na língua
portuguesa.
Questão 6
Texto da questão
Uma proposta de trabalho com estudantes surdos nos anos iniciais, é o
trabalho com as vogais, onde o material explora primeiro a língua de sinais e
imagens, no mesmo material apresenta-se o alfabeto datilológico. O que temos
aqui é uma atividade lúdica onde os sinais:
A resposta correta é: deverão ser trabalhados com os alunos, bem como a
sua escrita.
Questão 7
Texto da questão
Como a língua de sinais é considerada L1, os surdos tendem a aprendê-la
de modo natural nas interações e com certa agilidade, no entanto a L2 (língua
portuguesa oral ou escrita), trata-se de uma língua para a qual requer trabalho
intencional intensificado, ou seja:
A resposta correta é: um processo sistematizado e artificial de
aprendizagem.
Questão 8
Texto da questão
A interlíngua, durante o aprendizado da Língua Portuguesa pelos surdos,
faz parte do processo, mas deve ser tratada com cuidado. Neste caso a posição
do professor deve ser:
A resposta correta é: trabalhar na construção de textos cada vez mais
significativos e ampliar o vocabulário com significado..
Questão 9
Texto da questão
Uma proposta de trabalho com estudantes surdos nos anos iniciais, é a
significação em libras, onde o estudante surdo precisa ver significado naquilo
que a escola propõe e em si mesmo, para isso a criança surda:
A resposta correta é: necessita estar em contato com seus pares para
trocas de experiências.
Questão 10
Texto da questão
É certo que a formação do surdo na escola deve ser por meio da Libras e
Língua Portuguesa, portanto a formação deve ser bilíngue. A língua de sinais é
compreendida como língua adquirida de modo natural pelos surdos, no processo de
interação. Mas para Finau (2014), o que se destaca:
A resposta correta é: é o papel da escrita de sinais no sentido de ser
importante na constituição tanto na ao português oral, quanto social e cultural
do surdo..
Sem comentários:
Enviar um comentário