terça-feira, 21 de abril de 2020

Deficiência auditiva/surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares


Questão 1
Texto da questão
O professor jamais deve centrar o olhar numa deficiência que não existe para os sujeitos, como destaca Skliar (2005), esse modo de compreender o sujeito por meio da deficiência do que lhes falta, faz calar a voz da pessoa surda e a tendência social é de impedimento. Neste caso, ao invés de propiciar o máximo de conhecimento, haverá:
A resposta correta é: forte tendência em simplificar, resumir, facilitar, enfim, apenas auxiliar.
Questão 2
Texto da questão
Segundo Fernandes(2006), desde os primeiros contatos com a escrita, as palavras serão processadas mentalmente como um todo, sendo reconhecidas em sua forma ortográfica (denominada rota lexical), serão “fotografadas” e memorizadas no dicionário mental se a elas corresponder alguma significação. Caso contrário:
A resposta correta é: se não houver sentido, da mesma forma não houve leitura.
Questão 3
Texto da questão
Quanto à leitura, Fernandes (2003), destaca que as crianças surdas são privadas de experiências significativas de leitura, para a autora do artigo, a leitura é reinventada na escola com intenção pedagógica. A autora, bem como Salles (2004) e Finau (2014), ressaltam que as experiências que os surdos têm mostram a pouca probabilidade de se tornarem leitores autônomos e competentes e que as atividades envolvendo alunos surdos e a leitura devem ter como ponto de partida:
A resposta correta é: outdoors, TV, internet, revistas, enfim, as experiências vivenciadas pelos estudantes na sociedade, pelo apelo visual que os organiza e os seduz..
Questão 4
Texto da questão
Para o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua para os alunos surdos, o que deve e pode fazer parte desta construção:
A resposta correta é: atividades lúdicas, principalmente nos anos iniciais.
Questão 5
Texto da questão
O professor deverá ser capacitado como destaca a LDB 9394/96 e também o Decreto 5626/05 de organizar suas aulas para promoção da aprendizagem não só de direito, mas de fato. E neste caso poderá propor a produção de frases com a Libras, sendo que:
A resposta correta é: deverá completar com imagem e língua portuguesa, para que o aluno formule ideias a partir de ambas as línguas.
Questão 6
Texto da questão
Compreendemos com Bakhtin e Vigotski que a língua está nas interações sociais, portanto, precisamos colocá-la em uso para que ela se desenvolva no sujeito. Se no ambiente familiar o surdo não se apropria de primeira língua ou faz pouco uso dela, como fica o papel da escola neste caso:
A resposta correta é: ela precisa superar a barreira e proporcionar aprendizagens efetivas.
Questão 7
Texto da questão
Como destaca Salles(et.al), no que diz respeito ao aprendiz-surdo, a situação em que se encontra possui características especiais: o português é para eles a segunda língua, pois a língua de sinais é a sua primeira, mas neste caso:
A resposta correta é: o processo não é o de aquisição natural por meio da construção de diálogos espontâneos, mas o aprendizado formal na escola.
Questão 8
Texto da questão
Quando a criança surda tem acesso a leitura, no primeiro momento deve-se contar a história, explorar a leitura em Língua de sinais, apresentando as figuras para os estudantes, promovendo o debate para verificar a compreensão. É importante que a criança ao ter acesso ao livro ela possa encontrar:
A resposta correta é: referências em sua língua, para sua identificação, compreensão e negociação de sentidos e nas interações com o texto escrito e seus contextos.
Questão 9
Texto da questão
O trabalho com jogos auxilia na compreensão da matemática e também da organização da escrita a construção de palavras, para que o estudante possa se apropriar da escrita, mas é preciso sempre considerar os contextos principalmente referentes a língua portuguesa, já que Fernandes (2003, p.147), nos leva a refletir:
A resposta correta é: que a escrita também se reflete na leitura e o desenvolvimento do leitor crítico que vê o texto como objeto cultural inserido em uma rede de relações sócio-históricos.
Questão 10
Texto da questão
Uma proposta de trabalho com estudantes surdos nos anos iniciais, é o uso do calendário adaptado com os sinais de Libras dos dias da semana, meses e ano, todas as propostas para os surdos devem ter como base:
A resposta correta é: a essência visual como estratégia para organização metodológica.
Questão 1
Texto da questão
Pode-se usar alguns materiais como norteadores para confecção de outros em sala de aula. O aprendizado de língua portuguesa como segunda língua pressupõe apropriação da Libras enquanto primeira língua, assim, quanto mais o professor fizer uso de ambas as línguas, mais eficácia terá a aprendizagem do estudante, claro que as estratégias de ensino devem estar adequadas, neste caso:
A resposta correta é: a língua de sinais, uma vez entendida como a língua natural do surdo, aquela por meio da qual ele organiza seu pensamento, também será, dentro da escola, o meio de instrução por excelência..
Questão 2
Texto da questão
Mas não se pode esquecer que a língua do estudante deve servir de espaço privilegiado para o acesso a língua portuguesa com suas compreensões e significados, como L2. Para Fernandes: “A língua delimita um território ideológico de enunciação saturado de valores e posicionamentos; a língua como arena de guerras discursivas constitui o sujeito social, sua subjetividade, seu lugar no mundo.” (2003, p.180-181). Neste caso deve:
A resposta correta é: ser proporcionada ao surdo a leitura, de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento.
Questão 3
Texto da questão
Como devem ser trabalhados e organizados os materiais de leitura para os anos iniciais, com adaptações em Libras?
A resposta correta é: contar a história, organizar as referências da Libras no interior do livro, e depois o estudante é chamado a produzir seu próprio livro.
Questão 4
Texto da questão
É tarefa do professor durante a leitura de um livro adaptado ao aluno surdo:
A resposta correta é: permitir que o aluno organize as referências da Libras no interior do livro.
Questão 5
Texto da questão
Não se pode negar aos estudantes surdos o acesso a leitura e produção nos mais diferentes níveis, para tanto o professor:
A resposta correta é: poderá sinalizar e o estudante poderá usar o material para organizar sequências numéricas, e também de produções na língua portuguesa.
Questão 6
Texto da questão
Uma proposta de trabalho com estudantes surdos nos anos iniciais, é o trabalho com as vogais, onde o material explora primeiro a língua de sinais e imagens, no mesmo material apresenta-se o alfabeto datilológico. O que temos aqui é uma atividade lúdica onde os sinais:
A resposta correta é: deverão ser trabalhados com os alunos, bem como a sua escrita.
Questão 7
Texto da questão
Como a língua de sinais é considerada L1, os surdos tendem a aprendê-la de modo natural nas interações e com certa agilidade, no entanto a L2 (língua portuguesa oral ou escrita), trata-se de uma língua para a qual requer trabalho intencional intensificado, ou seja:
A resposta correta é: um processo sistematizado e artificial de aprendizagem.
Questão 8
Texto da questão
A interlíngua, durante o aprendizado da Língua Portuguesa pelos surdos, faz parte do processo, mas deve ser tratada com cuidado. Neste caso a posição do professor deve ser:
A resposta correta é: trabalhar na construção de textos cada vez mais significativos e ampliar o vocabulário com significado..
Questão 9
Texto da questão
Uma proposta de trabalho com estudantes surdos nos anos iniciais, é a significação em libras, onde o estudante surdo precisa ver significado naquilo que a escola propõe e em si mesmo, para isso a criança surda:
A resposta correta é: necessita estar em contato com seus pares para trocas de experiências.
Questão 10
Texto da questão
É certo que a formação do surdo na escola deve ser por meio da Libras e Língua Portuguesa, portanto a formação deve ser bilíngue. A língua de sinais é compreendida como língua adquirida de modo natural pelos surdos, no processo de interação. Mas para Finau (2014), o que se destaca:
A resposta correta é: é o papel da escrita de sinais no sentido de ser importante na constituição tanto na ao português oral, quanto social e cultural do surdo..

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