segunda-feira, 9 de abril de 2018

Avaliação Final - GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

Avaliação

Questão 1
Texto da questão
Segundo o artigo da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) os conteúdos curriculares da educação básica observarão, como diretrizes,
Escolha uma:
a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito
ao bem comum e à ordem democrática.
.
Questão 2
Texto da questão
Abraham Maslow formulou uma teoria motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades humanas sob a forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da pirâmide, respectivamente?
Escolha uma:

Autorrealização, estima, social, segurança e fisiológicas.

Questão 3

Texto da questão
Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente. A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca. Uma das características da escola aprendente é 
Escolha uma:
c. o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
Questão 4
Texto da questão
Das afirmações abaixo, sobre o histórico da formação do educador no Brasil, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Nos anos 1970, influenciada pela visão funcionalista da educação, pela Psicologia Comportamental
e pela tecnologia educacional, a ênfase na formação do educador recaía sobre a dimensão política,
vinculando-a à realidade sócio-histórica.
.
Questão 5
Texto da questão
Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa competência.
Escolha uma:
 Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
Questão 6
Texto da questão
Observe a definição abaixo."Apresenta grande abrangência social, é mais que uma ferramenta para a administração, tem uma visão própria do que é participação (colaboração, decisão e construção coletiva) e incorpora uma visão estratégica, mas situacional."Essa é a definição de
Escolha uma:
. planejamento participativo.
Questão 7
Texto da questão
Durante o estudo individual, é possível e provável que os alunos comecem a ocupar-se de atividades não relacionadas à atividade. Como o professor deve gerenciar essa situação?
Escolha uma:
a. Ensinar aos alunos como continuar estudando enquanto esperam pela assistência do professor.
Questão 8
Texto da questão
Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
Escolha uma:
 à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.
Questão 9
Texto da questão
A síndrome Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e se caracteriza pela desmotivação,pelo desinteresse, pelo mal-estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em variados graus,profissionais que lidam com outras pessoas, que resolvem problemas dos outros, como médicos, carcereiros,assistentes sociais, comerciários, pessoas que atendem o público, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal, telemarketing, bombeiros e, principalmente, professores. Embora os efeitos sejam danosos,é possível que ele termine com o chamado Fenômeno Fênix. Isso significa que o professor
Escolha uma:


pode recuperar-se e retomar o prazer no trabalho, como uma fênix ? ave mitológica grega ? que
renasce das cinzas.

Questão 10
Texto da questão
Para César Coll, a elaboração curricular deve levar em conta a análise da realidade operada com referenciais específicos. O autor fala de quatro referenciais. O primeiro é o sócio antropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado; o segundo é o psicológico, ques e volta para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o terceiro é o pedagógico, que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias; o quarto se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo. Esse quarto referencial é chamado de 
Escolha uma:
c. epistemológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário