segunda-feira, 23 de abril de 2018

Avaliação Final - PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL


Questão 1
Texto da questão
A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação, sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que éverdadeira.
Escolha uma:
b.
      Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.
Questão 2
Texto da questão
Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer.
Escolha uma:
d. Cria as habilitações para a formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar, deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das disciplinas pedagógicas da escola normal)
Questão 3
Texto da questão
Ao estudar as práticas da Administração, Paro (1986) afirma que elas podem ser criadoras ou reiterativas. A prática criadora, calcada na invenção e na descoberta, utiliza as conquistas anteriores para criar novas formas de coordenar o trabalho humano; já a prática reiterativa (ou reprodutivista) multiplica os procedimentoscriados, apenas ampliando seu alcance. Desse modo, assinale a alternativa que expressa uma ação supervisora "criadora"
Escolha uma:
a.
    Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, dominando as tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
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Questão 4
Texto da questão
Ao atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, o supervisor e o orientador educacional devem
Escolha uma:
b.
    sensibilizar a comunidade escolar para a importância desse planejamento e propiciar oportunidades de estudos e interlocução entre todos os segmentos da escola, para que o caráter coletivo seja impresso ao projeto político-pedagógico.
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Questão 5
Texto da questão
A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores: I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros" como, os métodos de ensino II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade" III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo. Estão corretas as alternativas 
Escolha uma:
a. I, II e III
Questão 6
Texto da questão
Na análise do cotidiano estão reveladas atitudes, imagens e opiniões das pessoas que atuam na sociedade. Esse conjunto faz parte do estudo das
Escolha uma:
d. representações sociais.
Questão 7
Texto da questão
A orientação profissional, no início de sua implantação, tinha como ênfase nos seus procedimentos o conhecimento para o orientando de determinados dados, sendo que os principais eram
Escolha uma:
a. as aptidões e os interesses.
Questão 8
Texto da questão
A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período
Escolha uma:
a. transformador.
Questão 9
Texto da questão
Um dos aspectos mais importantes da escola, destacado inclusive por Cesar Coll (1997), no que se refere aos objetivos gerais como sendo um marco de referência útil, é o
Escolha uma:
d. planejamento educacional.
Questão 10
Texto da questão
A Lei 5.692/71 trouxe um fato significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz
Escolha uma:
a. que será instituída obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.
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