Questão 1
Texto da questão
Ao atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, o
supervisor e o orientador educacional devem
Escolha uma:
d.
sensibilizar a
comunidade escolar para a importância desse planejamento e propiciar
oportunidades de estudos e interlocução entre todos os segmentos da escola,
para que o caráter coletivo seja impresso ao projeto político-pedagógico.
.
Questão 2
Texto da questão
A orientação profissional, no início de sua implantação, tinha como
ênfase nos seus procedimentos o conhecimento para o orientando de determinados
dados, sendo que os principais eram
Escolha uma:
b. as aptidões e os
interesses.
Questão 3
Texto da questão
Há uma forte relação entre os fatores que atuam no desenvolvimento do
aluno: valores, normas, propostas e objetivos. Eles devem estar estabelecidos
no
Escolha uma:
a. Projeto
Político-Pedagógico.
Questão 4
Texto da questão
Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto,
basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são
Escolha uma:
c. marco referencial,
diagnóstico, programação e avaliação.
Questão 5
Texto da questão
O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar
através de diversas ações. Quando a investigação - e as ações que lhe são
correlatas - abrange os pressupostos subjacentes à prática educativa, à
reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, o entendimento da sua razão
histórica e o exame dasconcepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em
que dimensão da prática escolar ele está atuando?
Escolha uma:
d.
Histórica/filosófica/epistemológica.
Questão 6
Texto da questão
O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para
tentar resgatar a motivação dos alunos. Assinale a alternativa que expressa uma
ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo.
Escolha uma:
a. Sugerir e apoiar o
uso de novas metodologias.
Questão 7
Texto da questão
As origens da orientação educacional, na realidade brasileira,
encontram-se nas ações da orientação
Escolha uma:
b. profissional.
Questão 8
Texto da questão
O trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação
educacional, para que se possa analisar e refletir sobre a questão da
individualidade, que está inserida
Escolha uma:
b. nas relações do
indivíduo com o outro.
Questão 9
Texto da questão
Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma
postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor
educacional
Escolha uma:
d. esteja atualizado em
relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia
nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.
nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.
Questão 10
Texto da questão
Os conteúdos curriculares, quando são trabalhados de forma integrada em
uma proposta mais abrangente, utilizando os recursos dos diferentes campos do
saber, está promovendo a
Escolha uma:
b. interdisciplinaridade.
Questão 1
Texto da questão
A Educação, como prática social, recebe influência e interfere no meio
onde ela atua de diferentes meios e formas. Nesse sentido, uma relação muito
significativa e de grande abrangência é a da escola - onde a educação ocorre
sistematicamente - com a(s)
Escolha uma:
c. mídia.
Questão 2
Texto da questão
Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que I. é um
importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e
mudança da realidade escolar. II. é um elemento de organização e integração da
atividade prática da instituição no seu processo de transformação. III. é
apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas
que garantem a transformação institucional. IV. é um processo permanente de
reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de
alternativas viáveis. Estão corretas as afirmativas
Escolha uma:
a. I, II e IV.
Questão 3
Texto da questão
O objetivo da avaliação formativa é
Escolha uma:
a.
verificar o ritmo e os
estilos de aprendizagem dos alunos; realimentar o processo de ensino e
aprendizagem, permitindo efetuar correções; enfatizar os conteúdos e objetivos
mais importantes; oportunizar a obtenção de maior sucesso escolar, através da
detecção e da correção dos erros mais frequentes, aumentando a motivação dos
alunos e minimizando a evasão e a repetência escolar.
.
Questão 5
Texto da questão
A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal
renovada, pode ser caracterizada por
Escolha uma:
d.
buscar objetivos
concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na
qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca
promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de
métodos ativos como projetos e centro de interesse.
.
Questão 6
Texto da questão
Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que
são
Escolha uma:
b. colaboração,
organização, união e síntese cultural.
Questão 7
Texto da questão
O que caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil,
desde 1968, é a regulamentação de sua
Escolha uma:
c. profissão.
Questão 8
Texto da questão
Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas
por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte
etapa:
Escolha uma:
c. ação supervisora e o
conceito repensado de escola.
Questão 9
Texto da questão
Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes
e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de
Escolha uma:
c. competências.
Questão 10
Texto da questão
Os pontos principais que devem estar presentes em todo o processo de
ensino-aprendizagem são
Escolha uma:
c. tendência
pedagógica, objetivos, metodologia e avaliação.
Questão 1
Texto da questão
Um dos aspectos mais importantes da escola, destacado inclusive por
Cesar Coll (1997), no que se refere aos objetivos gerais como sendo um marco de
referência útil, é o
Escolha uma:
c. planejamento
educacional.
Questão 2
Texto da questão
A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a
avaliação, sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no
cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas
sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que
éverdadeira.
Escolha uma:
b.
Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do
professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o
comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia
educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno,
cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.
.
Questão 3
Texto da questão
A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante
marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período
Escolha uma:
b. transformador.
Questão 4
Texto da questão
É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e
práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do
desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da
escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:
Escolha uma:
a. planejamento,
acompanhamento e avaliação.
Questão 5
Texto da questão
Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação
do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos
com dificuldades:
Escolha uma:
b. planejar e sugerir
estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação
indica
dificuldades.
dificuldades.
Questão 6
Texto da questão
Qual o fundamento do valor, da valoração?
Escolha uma:
b. Mostrar que as
coisas só dizem algo ao sentimento quando lhes confere valor.
Questão 7
Texto da questão
Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem
valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu contexto, no que diz respeito ao
Escolha uma:
c. cotidiano escolar.
Questão 8
Texto da questão
As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da
atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a
tradicional e a dialógica. Caracterizando-as por três indicadores: realidade
profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em
relação ao paradigma tradicional que
Escolha uma:
c. a função do
supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na
escola.
Questão 9
Texto da questão
A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no
que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a
Escolha uma:
d. macrossocial.
Questão 10
Texto da questão
Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da
orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos
determinantes da
Escolha uma:
a. personalidade do
indivíduo.
Questão 1
Texto da questão
Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento
precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos
conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor,
nos quais os alunos sejam estimulados a I. debater e criticar organizadamente
os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola. II. participar
ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática. III. apoiar a
visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos. IV. desenvolver
atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos
pelo orientador educacional. V. transformar-se em pessoas críticas, reflexivas,
ativas e solidárias. Estão corretas as afirmativas
Escolha uma:
d. I, II e V.
Questão 2
Texto da questão
Destacando a importância do centro de estudos como uma das estratégias
de formação continuada docente a qual o supervisor e o orientador educacional
podem desenvolver na escola, a qual área de atuação comum desses profissionais
ele está vinculado?
Escolha uma:
a. Monitoramento ou
acompanhamento.
Questão 3
Texto da questão
Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação
institucional da escola.
Escolha uma:
b.
Vivenciar com a equipe
da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os
instrumentos avaliativos; analisar os resultados.
.
Questão 4
Texto da questão
Na atualidade, os novos paradigmas da Educação tentam fazer uma
integração de diferentes campos, onde os educandos agem e se desenvolvem. Esses
campos são
Escolha uma:
c. objetividade,
subjetividade e criatividade.
Questão 5
Texto da questão
"[...] sistemas de posições duráveis, estruturas estruturadas
predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, quer dizer, enquanto
princípio de geração e de estruturação de práticas e de representações que
podem ser objetivamente reguladas e regulares [...]" Neste parágrafo,
estamos falando do conceito de
Escolha uma:
d. habitus, em
Bourdieu.
Questão 6
Texto da questão
A Lei 5.692/71 trouxe um fato significativo para a orientação
educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz
Escolha uma:
d.
que será instituída obrigatoriamente a
orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com
professores, família e comunidade.
.
Questão 7
Texto da questão
Na análise do cotidiano estão reveladas atitudes, imagens e opiniões das
pessoas que atuam na sociedade. Esse conjunto faz parte do estudo das
Escolha uma:
d. representações
sociais.
Questão 8
Texto da questão
A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da
supervisão, tem como indicadores: I. a transmissão e a defesa da ideologia
dominante utilizando meios considerados "neutros" como, os métodos de
ensino II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o
pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade" III. a ênfase no
mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins,
sem a consciência de a quem o profissional está servindo. Estão corretas as
alternativas
Escolha uma:
c. I, II e III
Questão 9
Texto da questão
Segundo Heloísa Lück, o papel do supervisor escolar, como membro da
equipe técnico-pedagógica, tem como foco principal o aprimoramento do(a)
Escolha uma:
d. processo de ensino e
aprendizagem e do desempenho do professor.
Questão 10
Texto da questão
Segundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa
concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional
promove o desenvolvimento institucional quando
Escolha uma:
b.
desenvolve crescente compreensão dos
princípios e processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau de
conscientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora.
Questão 1
Texto da questão
Ao estudar as práticas da Administração, Paro (1986) afirma que elas
podem ser criadoras ou reiterativas. A prática criadora, calcada na invenção e
na descoberta, utiliza as conquistas anteriores para criar novas formas de
coordenar o trabalho humano; já a prática reiterativa (ou reprodutivista)
multiplica os procedimentoscriados, apenas ampliando seu alcance. Desse modo,
assinale a alternativa que expressa uma ação supervisora "criadora"
Escolha uma:
d.
Relacionar as
linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos
didático-pedagógicos, dominando as tecnologias de informação e comunicação
adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
.
Questão 2
Texto da questão
Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão
escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação. Assinale, entre as
alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer.
Escolha uma:
a. Cria as habilitações
para a formação de técnicos, os "especialistas em Educação"
(orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção
escolar, deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério
das disciplinas pedagógicas da escola normal)
Questão 3
Texto da questão
A orientação profissional tem as seguintes características:
Escolha uma:
b. flexibilidade,
integração, profissionalização e continuidade.
Questão 4
Texto da questão
Um marco significativo na história da orientação educacional no Brasil
aconteceu em 1946, com a criação, na Fundação Getulio Vargas, do
Escolha uma:
b. Instituto de Seleção
e Orientação Profissional.
Questão 9
Texto da questão
Jacques Delors (1998) aponta como consequência essencial da sociedade do
conhecimento a necessidade de uma "aprendizagem ao longo de toda a
vida", baseada em quatro pilares do conhecimento e da formação continuada,
que são
Escolha uma:
c. aprender a conhecer;
aprender a fazer; aprender a compartilhar; aprender a ser.
ADOREI A AJUDA. OBG!!!
ResponderEliminaraprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.
Eliminarmuito bom conteúdo,me ajudou bastante na minha pesquisa
ResponderEliminarNossa me ajudou bastante. Grata.
ResponderEliminarMuito bom conteúdo só faço lembrar que a ultima questão sobre Jacques Delors esta errada. Ao inves de ser compartilhar é viver juntos, portanto essa alternativa do blog esta incorreta.
ResponderEliminarObrigada pela ajuda. somente a última questão está incorreta.
ResponderEliminarNOSSA ME AJUDOU BASTANTE..MUITO OBRIGADA.
ResponderEliminarA ULTIMA QUESTÃO QUE ESTA ERRADA .
A RESPOSTA É A LETRA A
CONHECER,FAZER,CONVIVER OU (VIVER JUNTOS) E SER
muito bom, parabéns
ResponderEliminarMuito bom,ajudou muito
ResponderEliminarOBRIGADA S2
ResponderEliminarParabéns pela qualidade do material!
ResponderEliminarObrigado Raquel . Deus Abençoe vc e familia. Abraços . Att. Nivaldo
ResponderEliminarGratidão!!!
ResponderEliminar